AUTOAVALIAÇÃO

DADOS DA AUTOAVALIAÇÃO

PLANO DE AUTOAVALIAÇÃO DO PROARQ 2020-21 - PAA  CLIQUE AQUI

Entendemos que a contribuição dos PPGs para a sociedade não se faz apenas de modo direto - qualificando e preparando profissionais que atuarão em ensino e pesquisa – mas, também, através de outras ações que contribuam para o desenvolvimento cultural, artístico e tecnológico, por meio de extensão: para a melhoria educacional; para o aprimoramento da gestão pública; para o desenvolvimento tecnológico e econômico e, destacadamente, para todas as ações que possam gerar a transformação social de modo mais pleno – dados que a AUTOAVALIAÇÃO do Programa de Pós-grduação em Arquitetura – PROARQ/UFRJ, constrói com o auxílio da Comissão de Autoavaliação (CAA).

Em 2020 a CAA trabalhou para aferir e delimitar a compreensão de todo o PROARQ, mesmo em momento de isolamento físico e social promovido pela Pandemia 2020. Algumas ações foram desenvolvidas remotamente e, EM TOTALIDADE, com ótimos resultados.

Foram realizadas as seguintes atividades como forma de autoavaliação do PROARQ:

  • Survey digital de docentes, discentes, técnicos-admin. e egressos.
  • Antecipação do 11o. Colóquio de Pesquisa Proarq, geralmente realizado em setembro/outubro de cada ano. Neste ano se desenvolveu em 3 etapas (apresentação dos grupos de pesquisa em julho e agosto/2020; apresentação de pesquisas individuais de discentes, docentes e ICs em setembro/2020; Relatório e fechamento do evento, com momento de discussão voltado à autoavaliação e diretrizes futuras. o Colóquio foi uma das ações mais proveitosas, tendo gerado uma plataforma de consulta no Youtube. do PROARQ. Mais dados estão disponíveis AQUI.
  • Criação de espaço permanente no site institucional do Proarq, onde os egressos, discentes e docentes terão acesso à divulgação de suas atividades atuais e preenchimento do survey. Este espaço já está delimitado neste endereço: http://www.proarq.fau.ufrj.br/autoavaliacao/follow-up-da-comunidade
  • Criação de uma base de dados sobre discentes e docentes do Proarq (a definir). 
  • Formação de Comissão Temporária para seleção das melhores teses e dissertações, de modo a definir os parâmetros de qualidade das produções do PPG em fluxo anual.
  • Aferição da aprendizagem do estudante por relatório direcionado a cada disciplina cursada, no volume entregue em sua Qualificação.

Por meio da Autoavaliação, entendendo o compromisso do PROARQ como um Programa de Excelência e atentando às forças que o tornam singular, os VALORES DO PROARQ  FORAM CONSTRUÍDOS:

     EXCELÊNCIA, ÉTICA, DIVERSIDADE, TRANSPARÊNCIA, COOPERAÇÃO E INOVAÇÃO.

Entendemos cada um dos valores, como:

EXCELÊNCIA: característica assumida por ações e comunidades consideradas de alta categoria social, econômica e tecnológica. A excelência é mais do que um resultado para o PROARQ, é um modus operandi que leva a resultados promissores.

ÉTICA: conjunto de valores e modos de ser que motivam, constroem, disciplinam ou orientam boas práticas públicas voltadas para o crescimento adequado da comunidade PROARQ.

DIVERSIDADE: qualidade daquilo que é diverso, que se associa pela dessemelhança e pela variedade e, ainda assim, motiva e impulsiona um grupo. O PROARQ entende a diversidade como chave para a construção do pertencimento.

TRANSPARÊNCIA: propriedade de não ocultar ou reter informações, dados ou processos para o bom funcionamento do corpo social do PROARQ. Particularidade do que se apresenta com clareza e, na administração pública, expõe as suas ações.

COOPERAÇÃO: capacidade de trabalho conjunto, colaboração mútua e busca de processos de apoio e construção coletiva dos interesses comuns.

INOVAÇÃO: característica de geração de valor, por meio de uma necessidade real. Ou seja, busca por resultados que valorizem o processo criativo, transformador, e que promovam uma ruptura paradigmática, mesmo que parcial, impactando positivamente a qualidade da pesquisa em arquitetura.

==============

CONSULTE AQUI OS RESULTADOS DA AUTOAVALIAÇÃO DE 2O20 E AS METAS PARA 2021-22.