AUTOAVALIAÇÃO

FOLLOW UP da COMUNIDADE

A autoavaliação é fundamental para a melhoria da qualidade das atividades de PPGs, e tem sido usada há anos por diversas estratégias. A mera avaliação quantitativa, baseada exclusivamente no número de produções bibliográficas realizadas em determinado período, impede uma avaliação mais correta da contribuição das pesquisas para a sociedade, muitas vezes mapeadas em ações práticas e produtos técnicos que são veiculados de formas diferenciadas e se materializam em diversos índices de avanço do Programa. As ações empreendidas na busca por dirimir fragilidades e ampliar os pontos fortes do PROARQ também precisam ser reconhecidas. Dessa forma, entende-se a necessidade de estabelecer requisitos qualitativos na avaliação do desempenho do Programa, considerando o impacto das pesquisas desenvolvidas na melhoria da arquitetura e urbanismo.

Entre os requisitos qualitativos viáveis num processo de avaliação, podemos citar as mudanças implantadas a partir da pesquisa científica na graduação (Iniciação Científica) e na pós-graduação, a difusão de novos modos de trabalho e métodos de sondagem, a possibilidade de acesso a salas de estudo e consulta de dados, disseminação de novos materiais, técnicas e tecnologias que alteram a produção do ambiente construído, a construção de palestras, disciplinas, cursos e workshops voltados à comunidade interna e externa com acesso livre à pós-graduação, o incentivo ao respeito e valorização do patrimônio edificado e da paisagem, a melhoria do ambiente físico, profissional e social do Programa, entre outros. Esses são alguns itens passíveis de análise numa avaliação qualitativa contínua – para citar alguns exemplos, e nos importam MUITO.

O PROARQ tem se empenhado, há mais de 10 anos, em instituir um momento profícuo de autoavaliação anual do curso de mestrado e doutorado, desde o 1o. Colóquio de Pesquisa do PROARQ (em 2010 - CLIQUE AQUI), com o COLÓQUIOS PROARQ, trazendo à tona pontos que merecem atenção para seu aprimoramento ou manutenção. MaIs recentemente, desde 2020, ficou instituído, além dos Colóquios, uma reunião anual intitulada 'DIÁLOGOS PROARQ', que para a edição remota de 2020 chamou-se 'DIÁLOGOS VIRTUAIS', como momento dessa autoavaliação necessária - sempre mediada por critérios de análise baseados no Desenvolvimento Estratégico do Programa.

Além desse momento de encontros, um espaço virtual permanente faz parte do website PROARQ. Neste espaço virtual criamos um sistema de MONITORAMENTO CONTÍNUO do PORARQ, a partir de alguns tipos de surveys que podem ser preenchidos por egressos e discentes do Proarq próximos de suas defesas, além de docentes, uma vez ao ano - preferencialmente ao final do mês de novembro de cada ano.

A proposta de cada survey é concentrar respostas de egressos, assim como do corpo social ativo entre discentes e docentes, em intervalos anuais, para compreender, enquanto Coordenação de Curso, como aprimorar o Programa de Pòs-graduação em Arquitetura em seus pontos fontes e trabalhar em suas fraquezas.

A Comissão de Autoavaliação do PROARQ, é formada por:

Ethel Pinheiro Santana (coordenadora PROARQ)

Marcos Martinez Silvoso (vice-coordenador PROARQ)

Vera Regina Tângari (docente PROARQ)

Diego Nogueira Dias (doutorando PROARQ)

Rodrigo das Neves Costa (Dr. egresso PROARQ)

Maria da Guia Monteiro (rep. técnico-adminstrativo)

 -----------------------

[1]

Os surveys podem ser respondidos mais de uma vez, caso novos dados desejem ser incorporados (basta clicar em EDITAR REPOSTAS). UM PREENCHIMENTO ANUAL é suficiente

MESTRANDOS (ACADÊMICO E PROFISSIONAL) E DOUTORANDOS podem responder aos SURVEYS para discentes OU egressos

SURVEY PARA EGRESSOS DO PROARQ -  https://forms.gle/uJz4z84aYvycEYJx6

SURVEY PARA DISCENTES EM FIM DE PERÍODO - https://forms.gle/pxx3VoYJFAZtkyKG8

SURVEY PARA DOCENTES DO PROARQ -https://forms.gle/1FAkUyzkRRR67Pfn8

-----

[2]

Cenário COVID-19

O questionário abaixo DEVE SER RESPONDIDO SOMENTE POR DISCENTES DO PROARQ 

MESTRANDOS (ACADÊMICO) E DOUTORANDOS apenas

QUESTIONÁRIO SOBRE  Acesso às Tecnologias Digitais e Ensino Remoto Emergencial - https://forms.gle/Q1t4gduJkePz1cDZ8

MPPP apenas

QUESTIONÁRIO SOBRE  Acesso às Tecnologias Digitais e Ensino Remoto Emergencial - https://forms.gle/oQvoZGPqjFv5RqiD6

 

O questionário abaixo DEVE SER RESPONDIDO SOMENTE POR DOCENTES DO PROARQ 

PROARQ GERAL - QUESTIONÁRIO SOBRE  Acesso às Tecnologias Digitais e Ensino Remoto Emergencial  -https://forms.gle/1brRMfYwFeEJCcKp8

MPPP - QUESTIONÁRIO SOBRE  Acesso às Tecnologias Digitais e Ensino Remoto Emergencial - https://forms.gle/AsiFgsHuEwSVXEV77