Ensinando fora do centro: as referências no ensino de introdução à concepção em arquitetura e suas possibilidades para uma pedagogia do projeto no contexto pericêntrico

O contexto de ensino de projeto nos ateliês das grandes escolas de arquitetura tem sido alvo das investigações sobre a aprendizagem e o ensino desde o as primeiras pesquisas sobre as metodologias de concepção de projeto. Da mesma maneira, a legitimação das arquiteturas de referência tem acontecido a partir dos critérios estabelecidos pelas diversas mídias especializadas, concentradas nos grandes centros. Embora as novas tecnologias tenham ampliado o acesso à informação e a visibilidade da produção de arquitetura, no Brasil, os parâmetros para o ensino de introdução de concepção de arquitetura parecem ter sido definidos por alguns polos específicos, que determinam quais projetos podem ser considerados referências projetuais. Este modelo, construído em um contexto de centralidade urbana, econômica, política e cultural, tem sido utilizado pelas escolas brasileiras em cenários bastante diversos. A presente pesquisa parte da análise dos parâmetros estabelecidos na hegemonia do contexto central, da prática instituída na arquitetura, para, a partir daí, começar a deslocar o ponto de vista em direção a um contexto pouco explorado, a que denominamos pericêntrico. Essa mudança de olhar é necessária para desnaturalizar e colocar em cheque os consensos, os hábitos e a conformidade com que sempre tratamos a questão do ensino de projeto através das referências projetuais. Apoiados nas discussões sobre os regionalismos em arquitetura, a partir de Tzonis, Lefaivre, Frampton, Montaner, Waisman, Segawa, Segre e Ghirardo, e sobre as possibilidades de aprendizado através da experiência arquitetônica, conforme Pallasmaa, Rasmussen, Unwin, Waisman, Zein e Lassance, identificamos a delimitação de um contexto pericêntrico no ensino de projeto de arquitetura. A existência deste contexto pode ser verificada pela legitimação da arquitetura nas publicações impressas e digitais, pelo estudo das polaridades através da economia regional, pela localização dos principais projetos publicados e da pela grande concentração das escolas de arquitetura no Brasil em algumas regiões. A pesquisa de campo se concentrou em duas escolas: uma considerada referência no contexto central e outra no contexto pericêntrico. Foram realizadas entrevistas com os docentes destas instituições e análises das estruturas e dos currículos em seus núcleos de fundamentação para fins de comprovação da hipótese deste trabalho: existe uma relação direta entre a distância geográfica dos centros de ‘experimentação’, inovação e produção de arquiteturas de referência e o ‘espaço de referências’ adotado nas escolas de arquitetura pelos alunos e professores. Os resultados confirmam parcialmente a hipótese e apontam para uma ‘distância vivenciável’ que se realiza em três instâncias: a geográfica, a subjetiva e a temporal. Resultou como descoberta da pesquisa que a condição de pericentralidade também se faz presente no ensino da escola da centralidade.

Palavras-chave: ensino de projeto de arquitetura; referências projetuais; contexto pericêntrico; vivência arquitetônica.

Data de defesa: 15/03/2016

• Ana Albano Amora