O reconhecimento do patrimônio cultural universitário da UNIRIO, RJ: uma contribuição do projeto paisagístico do Campus Pasteur 436

Dissertação de Mestrado Profissional

Este trabalho trata do tema dos espaços livres, em específico dos campiuniversitários, com um estudo de caso do CampusPasteur 436, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e tem como objetivo geral o projeto deespaços livres como elemento estruturador e agregador capaz de contribuir para a formação da ideia de campusuniversitário, por meio da identificação de seus valores materiais e imateriais.A metodologia empregada para a pesquisa envolveu métodos variados comopesquisa historiográfica com o levantamento e análise de documentos iconográficos, cartográficos, cartoriais e bibliográficos; pesquisa de campo qualitativa com o levantamento morfológico e análise dos principais elementos estruturadores do campus; pesquisa de campo qualitativa etnográfica sobre a dinâmica funcional do sistema de espaços livres do campuse a análise sistematizada de projetos paisagísticos de campiuniversitários e construção de diferentes cenários projetuais. A aplicação desta metodologia permitiu reconhecer o contexto histórico que levou a conformação do Campus Pasteur 436 e analisá-lo nas suas dimensões morfológicas e de suas apropriações para assim identificar as suas principais fraquezas e potencialidades. A partir do reconhecimento do patrimônio cultural universitário do campus em questão e associadamente com as análises dos projetos paisagísticos de outros campi universitários, foram definidasduas estratégias para o projeto paisagístico: unidade e diversidade, sendo a primeira relacionada à materialidade para a construção de uma identidade para o campuse a segunda referente às distintas ambiências inerentes ao campuspara o desenvolvimento de um sentido de pertencimento.Desta forma foi elaborado, em linhas gerais, o projeto paisagístico do campus com uma rota única, interligando todos os edifícios e a criação de três centralidades –as três áreas de evento, reconhecendo a diversidade das atividades que ali ocorrem.

Palavras-Chave: 1. Projeto paisagístico. 2. Sistema de espaços livres. 3. Campus universitário. 4. Patrimônio cultural universitário.

Data de defesa: 27/11/2020

• Andrea Queiroz da Silva Fonseca Rego [Orientador(a)]