Teses e Dissertações

Inquitações Téoricas em quatro obras de Rafael Moneo

Dissertação de Mestrado Acadêmico

Dissertação de Mestrado Acadêmico

Esta dissertação de Mestrado tem por objetivo realizar uma análise da obra de Rafael Moneo confrontando determinadas estratégias projetuais à luz de possíveis inquietações teóricas presentes em seus escritos. Trata-se mais bem de tentar seguir às avessas a linha de raciocínio do autor neste texto – que vai da teoria à obra – para, desde a análise projetual, alcançar determinadas questões e conceitos que emanam dos seus edifícios. Com o fim do franquismo e a instalação do governo democrático a partir de 1975 os temas da preservação histórica do patrimônio, da revitalização e do reuso dos edifícios se colocam no centro dos debates. Isto pode ser visto nos projetos e edifícios datados das décadas de setenta, oitenta e noventa na Espanha. Rafael Moneo parece estar em total sintonia com estas considerações sobre a arquitetura de seu país. O recorte temporal foi estabelecido a partir da seleção de quatro edifícios que possibilitam um maior entendimento relativo à obra do arquiteto nestas décadas, nos quais, a relação intrínseca com os materiais e a lógica construtiva é manifesta. Os edifícios selecionados foram: a sede de Bankinter (1972-1976), a Prefeitura de Logroño (1973-1981), o Museu de Arte Romana (1980-1986), e a nova Prefeitura de Múrcia (1991-1998). De início será realizada uma breve consideração sobre como as temáticas da matéria, da lógica matemática e da construção são reincidentes nos escritos de Moneo. Nos capítulos seguintes serão discutidas estas temáticas aplicadas aos projetos selecionados. No decorrer da análise dos edifícios serão resgatados os personagens e as referências que mais bem se aplicam a cada um destes objetos.

Palavras-Chave:1. Rafael Moneo. 2. Bankinter (1982-1976). 3. Prefeitura de Logroño (1973-1981). 4. Museu de Arte Romana (1980-1986). 5. nova Prefeitura de Múrcia (1991-1998).

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9159104

Data de defesa: 26/03/2019

Pessoa

  • Andres Martin Passaro
  • Beatriz Santos de Oliveira
  • Gustavo Rocha-Peixoto
  • Lais Bronstein Passaro [Orientador(a)]
  • Rafaela Raffaele Correa Vidal [Autor(a)]

Curso

  • Mestrado Acadêmico PROARQ

Linha de Pesquisa

  • Teoria e Ensino de Arquitetura