Teses e Dissertações

Recursos digitais para experimentação da forma no processo projetual e o ensino da informática aplicada à arquitetura e urbanismo

Tese de Doutorado

Tese de Doutorado

O trabalho teve por objetivo compreender os recursos de experimentação da forma no processo projetual, com enfoque na modelagem virtual e na prototipagem digital, para aplicações no ensino da Informática Aplicada, no contexto da formação acadêmica de arquitetos e urbanistas. O manejo operacional de ferramentas digitais permite ao projetista o uso de software com eficiência e agilidade, nas demandas projetuais. A modelagem virtual e a prototipagem digital permitem análises e reflexões a respeito das propostas de projetos, no ambiente acadêmico e profissional. Deste modo, tomou-se por hipótese que a instrumentalização digital fundamentada no aspecto conceitual de métodos digitais de projetação, incorporando a modelagem virtual e prototipagem digital, como recursos de experimentação da forma, dá suporte à atividade de projeto, auxilia o exercício da capacidade criativa e aplicação da linguagem de representação arquitetônica em meio digital. Para a constatação dessas afirmativas, buscou-se em referencial bibliográfico, o aporte teórico que apontasse diretrizes a respeito das indagações da tese, assim como em pesquisa de campo, as observações a respeito do ensino da Informática Aplicada. Essas ações permitiram concluir que os avanços tecnológicos ampliam os recursos da atividade projetiva e, atualmente, o ambiente virtual se consolida como espaço de experimentação e criação para arquitetos e urbanistas. Entretanto, no Brasil, o ensino das ferramentas digitais ainda carece de avanços para uma formação mais arrojada tecnologicamente. Novos conteúdos programáticos e estratégias de ensino precisam ser adotadas para promover instrumentalização digital, que incluem parametria e programação, metodologias baseadas em organizações e sistemas naturais, prototipagem virtual e fabricação digital.          

Data de defesa: 16/08/2018

Pessoa

  • Andrea Queiroz da Silva Fonseca Rego
  • Andres Martin Passaro
  • Cristina Cerqueira Buery [Autor(a)] (2019)
  • Danusa Chini Gani
  • Maria Angela Dias [Orientador(a)]
  • Regiane Pupo

Curso

  • Doutorado PROARQ

Linha de Pesquisa

  • Teoria e Ensino de Arquitetura