Teses e Dissertações

Debaixo do mesmo teto: prática projetual em edifícios de pesquisa

Tese de Doutorado

Tese de doutorado

É inegável a importância estratégica dos institutos de pesquisa biomédica na atualidade, dada sua utilidade no combate a epidemias, evidenciada pelo aumento de investimentos em diversos países. Isso acelerou a produção de novos edifícios nas últimas décadas, assim como publicações sobre o tema. Muito material foi produzido no sentido de esclarecer como a aplicação correta de conhecimentos técnicos pode levar a projetos exitosos. Porém, ao acompanhar processos de projeto, percebemos que a prática projetual desses edifícios é mais complexa que algumas representações sugerem, pois trazem consigo simplificações que têm se mostrado inadequadas à compreensão do funcionamento dos projetos, como a subordinação social ou tecnológica (YANEVA, 2012). Nesse sentido, a definição do problema se relacionou com a formulação de uma abordagem capaz de investigar tais projetos em sua complexidade. Tendo como objetivo compreender o funcionamento dos projetos de edifícios de pesquisa à luz da abordagem sociotécnica, a investigação foi realizada em três movimentos analíticos. No primeiro, proponho pensar o projeto como uma prática sociotécnica. Com o auxílio de noções oriundas do campo Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) – em especial a multiplicidade ontológica (MOL, 1999) e a Teoria Ator-Rede (LATOUR, 2012) – apresento compreensões sobre arquitetura, projeto e ação projetual para, então, compará-las com outras identificadas em estudos sobre concepção, como, por exemplo, Schön (1983). No segundo movimento, proponho pensar a prática projetual como uma articulação de heterogeneidades. A partir das noções de espacialidades múltiplas (LAW, 2002) e cosmopolítica (LATOUR, 2004; STENGERS, 2005), apresento compreensões sobre o papel do projeto na coordenação de mundos distintos para que convivam sob o mesmo teto. Em seguida, com base na descrição de cinco performances-espacialidades da pesquisa biomédica, mostro, por meio de exemplos, como o projeto pode promover tal coabitação na prática. No último movimento, proponho pensar a prática projetual com controvérsias. Primeiro, apresento a cartografia de controvérsias (VENTURINI, 2010) e a noção de dispositivo (FOUCAULT, 1979; DELEUZE, 1990) para mostrar como ambos ajudam a fazer existir um objeto de pesquisa complexo. Além disso, proponho também a compreensão do projeto enquanto controvérsia, o que significa reconhecer seu papel tanto como fórum de discussão e modo de articulação quanto como observatório para a investigação. Após, apresento a cartografia do Projeto do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS), um complexo de pesquisas biomédicas da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), mostrando as controvérsias identificadas e suas configurações, por meio de distintas visualizações. Finalmente, reagregando todas as partes da investigação, resgato as principais contribuições para apontar possíveis desdobramentos.

Palavras-Chave:1.Edifícios de pesquisa e desenvolvimento biotecnológico;2.Prática projetual;3.Ciência, tecnologia e sociedade (CTS);4.Abordagem sociotécnica;5.Coabitação;6.Espacialidades;7.Modos de operação, Controvérsias.

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9065122

Data de defesa: 30/08/2019

Pessoa

  • Ana Albano Amora
  • Giselle Arteiro Nielsen Azevedo [Orientador(a)]
  • Paulo Afonso Rheingantz
  • Ramon Silva de Carvalho
  • Renato da Gama-Rosa Costa
  • Rodrigo das Neves Costa [Autor(a)]
  • Rosa Maria Leite Ribeiro Pedro [Orientador(a)]

Linha de Pesquisa

  • Cultura, Paisagem e Ambiente Construído

Curso

  • Doutorado PROARQ