Arquitetura Franciscana no Brasil: uma revisão historiográfica a partir de Germain Bazin

O presente trabalho tem como tema a arquitetura franciscana no Brasil colonial. A questão principal é sobre a categoria “Escola Franciscana do Nordeste”, criada pelo historiador da arte francês Germain Bazin que, na década de 1950, visitou os conventos franciscanos brasileiros. Nesta ocasião, Bazin participou dos trabalhos de levantamento do patrimônio nacional no então Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Consideramos que a criação e a permanência dessa categoria até a atualidade devem ser revistas e podem ser problematizada, se considerarmos algumas características mencionadas por Bazin como sendo peculiares aos conventos da região citada, confrontando com o que a literatura nos mostrou sobre os exemplares da região Sudeste, que detém semelhantes características. Ao realizarmos uma revisão historiográfica sobre o assunto verificamos que as premissas basilares de Germain Bazin são mantidas em relação à chamada “Escola”, pelos autores que escrevem sobre o mesmo tema, sem que, contudo, também apresentem argumentos que a justifiquem. Sentimos, pois, a falta de um referencial teórico que ratifique a ideia do historiador e permita um debate sobre o assunto. Assim, o questionamento sobre o uso dessa terminologia, torna-se por si só, um trabalho original. Procuramos, então, partir do histórico da Ordem, seguida do contexto por época da fundação do órgão federal de preservação do nosso patrimônio, para compreender a importância e necessidade de existir no Brasil uma “Escola”, no âmbito da propagação de nossas artes. Continuamos com a apresentação dos conventos da Ordem em solo brasileiro, dentro de suas respectivas regiões, analisando suas tipologias quanto às suas diferenças e semelhanças, e a documentação relativa aos processos de tombamento, relatórios de obras, pareceres técnicos entre outros documentos, de maneira que pudéssemos tecer nossas considerações finais.

Palavras-Chave: Arquitetura brasileira; Escola Franciscana do Nordeste; Conventos Franciscanos; Germain Bazin.

Data de defesa: 28/08/2020

• Adriana Sanajotti Nakamuta [Orientador(a)]