Notícias

7o FIPA - Fórum Internacional de Patrimônio Arquitetônico Brasil/Portugal

05-07-2021

7º Fórum Internacional de Patrimônio Arquitetônico Brasil/Portugal – FIPA Brasil 2021

7 e 8 de julho / Início às 13h (horário de Brasília)

Tema: “Todos os mundos - O Patrimônio que nos une”

Neste ano de 2021, devido ao prolongamento da pandemia de Covid-19, o FIPA será realizado através de apresentações via Live Streaming, durante dois dias, 7 e 8 de julho, com início às 13h, PELO YOUTUBE DO PROARQ. O evento contará com a apresentação dos artigos presentes no livro 7º FIPA, seguindo os eixos temáticos  da referida publicação. No total serão 5 comunicações em cada eixo, formando Mesas Redondas separadas, cada uma seguida ainda por Debate de 10minutos, ordinadas da seguinte forma:

1. TRANSITORIEDADE E FLUXOS

2. DIVERSIDADE E MISTURA

3. FRAGILIDADES E DESIGUALDADES

4. MUDANÇAS E EMERGÊNCIA

------

PROGRAMAÇÃO 7º FIPA  (início ás 13h)

Dia 7 

1. TRANSITORIEDADE E FLUXOS

2. DIVERSIDADE E MISTURA

Dia 8 

3. FRAGILIDADES E DESIGUALDADES

4. MUDANÇAS E EMERGÊNCIA

Encerramento

Homenagem  -  Arq.Nuno Sampaio – Diretor da CASA DA ARQUITETURA-MATOSINHOS – Portugal,  com projeção de trailler do documentário “Tudo é projeto” dirigido por Joana Mendes da Rocha , filha do arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha, sobre a carreira de seu pai (falecido recentemente). O arquiteto, urbanista e professor Paulo Mendes da Rocha é um dos maiores nomes da arquitetura nacional, reconhecido internacionalmente por seus projetos e realizações, tendo recebido em 2006 o importante Prêmio Pritzker, condecoração máxima entre os arquitetos no mundo.

*

A coordenação do evento agradece imensamente a todos os comunicadores participantes deste FIPA que diretamente são responsáveis por mais uma edição do nosso fórum, e que além de contribuirem de forma especial através da exposição de seus papers, ajudam a incentivar o debate sobre o patrimônio nacional e internacional em prol de sua gestão, manutenção e preservação.

O livro com os artigos e a ordem de apresentação pode ser baixado a partir do link: http://www.proarq.fau.ufrj.br/public/editor/LIVROS%20ED%20PROARQ/Livro%20Patrimônio%20Arquitetônico%20Brasil-Portugal_2.pdf

Os comunicadores receberão via email um link exclusivo para participação do 7º FIPA, nas vésperas do evento. Os demais participantes poderão assistir pelo YouTube do Proarq (https://youtube.com/channel/UCP-tdflaR4GbGd_GQzvMFGA).

Coordenação:

Maria Rita S.de P.Amoroso, Coordenacao  Geral/ FIPA Brasil /IAB 

Cêça Guimaraens e Diego Dias, UFRJ FAU-PROARQ

Anibal Costa e Alice Tavares, Coordenacao  Geral/ FIPA Portugal/UA

*

Comissão organizadora:

Proarq UFRJ

Email: 7fipa2020@gmail.com

https://www.fipabrasil.com.br