IMPACTO SOCIAL

SOBRE

O PROARQ tem se dedicado, ao longo deste último quadriênio CAPES (2017-2020), a implementar atividades que denotam e aprofundam o Impacto social do Programa  junto à sociedade brasileira e também internacional, demonstrando habilidade do corpo docente e discente em articular ideias, promover ações e construir soluções para dilemas que envolvam a arquitetura e urbanismo, e diversos assuntos afins, com a sociedade (público externo do Programa), sempre em consonância com as pesquisas em andamento.

Aléms dos artigos e livros que tem alcançado diversos públicos e também demonstrado o alcance das pesquisas aplicadas no Programa,  são os eventos, workshops, ateliês e ações de extensão que tem levado para discussão EXTRA-MUROS as questões direcionadas à políticas públicas,  à vivência urbana, à qualificação de comunidades e grupos em situação de risco,  à preocupação com a arquitetura escolar e infância, ao interesse no conforto ambiental e lumínico das edificações, à troca de saberes e ao desenvolvimento de metodologias para abordagem teórico-prática das cidades.

2020-21 =========================

RODAS DE LEITURA DO PROARQ (Ação da Editoria e da Extensão PROARQ) - Iniciado em dez/2020, OS ENCONTROS realizados de maneira remota, como RODAS DE LEITURA E DISCUSSÃO, com transmissão ao vivo pelo Youtube do PROARQ (CLIQUE AQUI) trazem os autores/organizadores de livros produzidos através de Redes de Pesquisa e também oriundos de Teses e Dissertações do PROARQ para uma linguagem coloquial, amigável e socializadora, potencializando o alcance do público interessado e, muitas vezes, leigo. O potencial de adesão e de comprometimento dos envolvidos evade os limites da linguagem acadêmica e permite a popularização e publicização das pesquisas no PROARQ. Ocorrência: toda 2a segunda-feira dos meses.

 2020 ========================

OUR WORLD HERITAGE - As Mesas Redondas, programadas para acontecer em muitos países, com desdobramentos para workshps/ateliês virtualis quando for possível o modo presencial, aconteceu pela primeiravez na sexta-feira, dia 27 de novembro de 2020, sob chancela da Profa. Vera Tângari pelo PROARQ. Horário: 21h (Moçambique e África do Sul), 20h (Angola), 18h (Praia, Cabo Verde), 16h (Rio de Janeiro, Brasil).  Um novo encontro ocorreu em dezembro, em fevereiro e mais recentemente a agenda se aplica aos meses de março,  abril e maio. Ocorrência: sextas-feiras específicas, em cada mês do ano, até final de 2021.

https://ourworldheritage.org/events/globinar-on-transformational-impacts-of-information-technology-2/

https://www.instagram.com/nuestropatrimoniomundial_50/?hl=pt-br

2019 =========================

CONSTRUINDO ESPAÇOS JUNTOS - Como estamos construindo nossas cidades? Quem participa das decisões sobre a produção e gestão da cidade? Quais são os potenciais de transformação da paisagem? Estas e outras questões foram abordadas em DESAFIOS DE PROJETOS LOCAIS: CONSTRUINDO ESPAÇOS JUNTOS, evento que busca discutir a produção contemporânea de  cidade nas condições de desigualdade, fragilidade e conflito. O objetivo foi elaborar de forma coletiva um projeto participativo de intervenção urbana através de colaborações e coproduções com pesquisadores, profissionais, representantes de governo, representantes comunitários e de outras instâncias da sociedade civil no bairro de Manguinhos, além das crianças e moradores locais, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro.  Occorrência: 15 a 25 de outubro de 2019.

https://www.even3.com.br/construindoespacosjuntos/

RESSENSIBILIZANDO CIDADES . RESENSITINZING CITIES - "Ressensibilizando cidades" foi um evento/workshop que integrou a agenda preparatória para o congresso mundial de arquitetos (UIA 2021 RIO), promovido pelo LASC/ Proarq/ UFRJ, juntamente com o curso de extensão “Pensando ambiências pela subjetividade – V edição”. O evento teve como objetivo investigar a prática do cotidiano urbano e o estudo de ritmos de vida entrelaçados ao dia a dia das cidades, em pequena escala. Através do olhar sobre os sentidos que influenciam os usos e apropriações no ambiente urbano, pretendeu-se aprofundar o pensamento sobre estratégias de articulação entre a vivência urbana e a afetividade nas grandes metrópoles, por meio de público acadêmico, artístico e praticantes do Centro da cidade do RJ.  Occorrência: 02 a 05 de outubro de 2019.

https://workshoplasc2019.wixsite.com/ressensitizingcities