Projetos de Pesquisa

Sustainable Development Goals (SDG) e a New Urban Agenda (NUA): equidade, resiliência urbana e sustentabilidade socioambiental (CAPES PRINT)

O presente projeto de pesquisa, coord. pela prof. Vera Tângari, tem por objetivo atender às metas definidas pelo Sustainable Development Goals (SDG) e a New Urban Agenda (NUA) pelo CAPES PRINT, com foco em crítica e elaboração de projetos. As atividades a serem desenvolvidas devem defender a melhoria da qualidade de vida, a educação e saúde públicas, a segurança física, o bem-estar, a criatividade e a esfera pública nas cidades. Nesse contexto, entende-se como ateliê as atividades de pesquisa, extensão e prática projetual que atendam às diretrizes e incluam soluções aos problemas percebidos de forma inclusiva. O projeto inclui o desenvolvimento de soluções projetuais, estudos, análises e projetos interdisciplinares com colaborações e coproduções com profissionais, representantes de governo, representantes comunitários e de outras instâncias da sociedade civil. O público-alvo abrange estudantes de graduação e pós-graduação, futuros profissionais de arquitetura, urbanismo e paisagismo e de campos afins. As atividades de ateliê participativo envolvem atividades de desenvolvimento de soluções de intervenção projetual alimentados por estudos e pesquisas sobre um tópico ou um espaço específico, no prazo de um ano letivo. Portanto serão desenvolvidos: 5 trabalhos entre 2018 e 2020, mediante o planejamento e coordenação da 1ª edição da “Agenda 2030 – Ateliê participativo de projeto e planejamento”, e 5 trabalhos entre 2021 e 2022, mediante o planejamento e coordenação da 2ª edição da “Agenda 2030 – Ateliê participativo de projeto e planejamento”.

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/projetoPesquisa/viewProjetoPesquisa.jsf?popup=true&idProjeto=626430

Grupo

Pessoa

Linha de Pesquisa