Projetos de Pesquisa

Urban Design Code

A pesquisa. coordenada pela Profa. Maria Lucia pecly, tem como objetivo compreender como o processo de "Urban Design Code" na Inglaterra pode ser usado como ferramenta na construção de parâmetros de qualidade para o ensino de projeto de habitação social no Brasil. A abordagem adotada pelo design coding procura estabelecer princípios de qualidade de desenho urbano com ênfase na conexão entre o processo de concepção, de gestão e governança do projeto e o produto final construído. 

O processo de codificação do desenho urbano (Urban Design Code) no Reino Unido:

Processo + Produto

O Urban Design Code foi criado na Inglaterra com o objetivo de estabelecer parâmetros que pudessem controlar a qualidade de projeto de alguns empreendimentos, e também para agilizar o processo de planejamento de uso da terra, da burocracia de aprovação dos projetos. Essa tarefa não poderia ser entregue aos empreendedores, que habitualmente estão focados 

nos seus interesses comerciais. Segundo o relatório do CABE, fazer um coding para um determinado empreendimento pode aumentar a qualidade do meio ambiente construído e também pode agilizar o processo de aprovação do processo burocrático de mudança de uso de determinada área. Desenho urbano de qualidade tem sido apontado como uma importante dimensão de qualidade na temática da sustentabilidade social. Urban Design Code trata da valorização do caráter histórico de um lugar, permeabilidade e mobilidade, legibilidade, qualidade dos espaços públicos, continuidade e fechamentos, flexibilidade e resiliência. Importante compreender que um processo de codificação, na Inglaterra, tem como propósito criar guias de boas práticas de projeto, e inicia-se com a execução de um masterplan em três dimensões, que deixa claros a relação entre a composição volumétrica, a densidade, o uso, a delimitação de espaços intermediários, os limites entre público e privado, aberturas, valorização de esquinas, entre outros aspectos abordados em processo de codificação.

Ian Bentley (1985) chama atenção para a importante relação entre o “produto”, que classifica como o resultado final do projeto construído, e o “processo”, que trata das relações entre os diferentes atores envolvidos no projeto. Bentley destaca também a governança e a gestão desse processo, desde a concepção, a participação comunitária até a aprovação do projeto. A última etapa é o acompanhamento e o controle de qualidade dos projetos executados.

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/projetoPesquisa/viewProjetoPesquisa.jsf?popup=true&idProjeto=625839

Pessoa

Linha de Pesquisa

Grupo