Avaliação multicritério para suporte à decisão na flexibilização de projetos padronizados ao contexto dos Institutos Federais

Tese

A presente pesquisa se relaciona com o tema da gestão da concepção do ambiente construído no contexto público, com ênfase nos Institutos Federais. Os Institutos Federais (IF’s) compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criada no ano de 2008. O processo de consolidação e expansão destas instituições na última década deu-se sob uma conjuntura econômica e política desfavorável, o que produziu reflexos na concepção da infraestrutura física. A criação de novas unidades dos IF’s foi estabelecida através de duas estratégias: construção de novos edifícios, parte deles concebidos a partir de projetos padronizados e a ocupação de edificações existentes. No caso do campus Santa Luzia do Instituto Federal de Minas Gerais, onde a autora atua como docente desde 2015, foram ocupados edifícios concebidos na década de 1990 pelo arquiteto João Filgueiras Lima, como parte de programa governamental que adotava a padronização arquitetônica. Atualmente, este e outros edifícios construídos em outras cidades a partir do mesmo projeto apresentam condições insatisfatórias de conforto térmico, apesar da adoção original de soluções orientadas para uma boa adequação dos edifícios ao clima. Apesar dos problemas supracitados, acredita-se que os prédios dos Institutos Federais apresentam grande potencial para a incorporação de práticas de projeto e de gestão voltadas para a qualidade do ambiente construído, devido ao horizonte de expansão e consolidação de sua rede ao longo dos próximos anos. Diante disto, esta pesquisa busca verificar a aplicabilidade das ferramentas computacionais de auxílio à decisão para a melhoria da qualidade dos projetos de arquitetura no contexto dos Institutos Federais. Assume-se-se como hipótese deste trabalho que as atuais ferramentas digitais para concepção e simulação permitem o auxílio à tomada de decisão e colaboram para a qualidade ambiental das edificações escolares, quando se considera o contexto dos Institutos Federais. A estratégia metodológica proposta contempla duas etapas. A primeira se refere à fundamentação, com o objetivo de tratar os seguintes temas: a 7 Gestão da concepção da infraestrutura física dos Institutos Federais (1), o estado da arte quanto às ferramentas computacionais para apoio à tomada de decisão de projeto (2), atributos projetuais do objeto de estudo deste trabalho (3). A segunda etapa se relaciona com a realização de experimentos com o objetivo de avaliar as possibilidades das ferramentas computacionais para o gerenciamento do projeto, através de software Building Information Modeling (BIM) (i), para a avaliação do desempenho ambiental quanto a critérios específicos (ii) e para a avaliação do desempenho considerando múltiplos critérios a partir de abordagem integrada (iii). Como resultado dos experimentos constatou-se que as ferramentas disponíveis na atualidade são adequadas para atender às duas últimas demandas (ii e iii), considerando o contexto dos Institutos Federais, entretanto ainda há que se avançar quanto aos aspectos relacionados às possibilidades de integração dos softwares BIM com as ferramentas de análise ambiental.

Palavras-Chave:Arquitetura escolar;Desempenho térmico;Padronização;Institutos Federais;Tomada de decisão.

Data de defesa: 23/10/2018

• Alice de Barros Horizonte Brasileiro