DESENHAR ESCOLA - um exercício coletivo do pensamento

Esta dissertação tem como objeto central a reflexão sobre processo de projeto de arquitetura das escolas públicas no Brasil na atualidade a partir da discussão sobre o lugar da arquitetura na forma e organização da escola de Educação Básica, no sentido de superar concepções naturalizadas neste âmbito. Para isso propõe a construção de um campo conceitual comum a partir de outras referências teóricas no diálogo entre Arquitetura e Educação, considerando a relação entre o território escolar e o urbano, na perspectiva da Educação Integral. Neste sentido o objetivo principal desta dissertação é que a apresentação destas referências e reflexões colaborem para que arquitetos e professores nos coeduquemos e nos transformemos mutuamente a partir da identificação de pontos comuns que tensionam, limitam e dificultam nossas práticas e concepções de modo que projetar e construir escolas esteja fortemente relacionado com educar e conviver nesses espaços. A motivação principal desta dissertação é colaborar para a melhoria da qualidade dos espaços educativos escolares e urbanos, dentro do que se propõem as pesquisas e projetos desenvolvidos pelo Grupo Ambiente e Educação (GAE /PROARQ/UFRJ).

Palavras-Chave:Arquitetura Escolar;Território Educativo;Projeto Participativo

Data de defesa: 27/08/2019