A FORMAÇÃO DO ARQUITETO E URBANISTA E O CAMPO PROFISSIONAL: UMA FERRAMENTA DE CONEXÃO NA REGIÃO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL

A formação do arquiteto e urbanista e sua relação com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), áreas e campos de atuação profissional, o perfil ensejado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) do Brasil e os serviços e produtos realizados pelos arquitetos e urbanistas no contexto atual constitui o objeto de estudo desta tese. Para investigar um possível alinhamento entre os projetos pedagógicos de curso (PPCs) de graduação em Arquitetura e Urbanismo e a atuação profissional no estado do Rio Grande do Sul, são selecionados os cursos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo (UPF) e da Universidade Federal da Fronteira Sul, incluídos por terem passado por avaliação do Ministério da Educação (MEC) em 2017 e formado alunos, pelo menos, nos últimos dois anos (2018 e 2019). Para obtenção dos dados, são utilizadas as técnicas de observação, colaboração espontânea de terceiros, revisão bibliográfica e captura de documentos – Leis, DCNs, Resoluções do CAU, PPCs, Trabalhos Finais de Graduação (TFGs). A estrutura do corpo de texto dos PPCs é examinada por meio da análise de frequência de palavras, estruturação e compreensão dos conteúdos curriculares, sua relação com os campos do saber descritos nas DCNs e o perfil do egresso desenvolvido. Culmina com a verificação dos serviços e produtos apresentados nos TFGs analisados. Os resultados apontam dificuldades dos cursos no desenvolvimento de seus PPCs para efetivar as devidas articulações entre DCNs, áreas e campos de atuação profissional e perfil ensejado pelo CAU. Percebe-se um alinhamento bem definido dos PPCs e TFGs com as Diretrizes do MEC, entretanto, as aproximações com as atividades que compõem a atuação profissional, quando presentes, devem-se muito mais ao empirismo do que a uma definição estudada e deliberadamente estruturada com esse objetivo. Já o perfil profissional é anunciado, ou de forma genérica, baseada nos regulamentos, ou de forma idealizada, em que o “querer formar” carece de uma conexão que comprove sua relevância para a realidade regional. Esse distanciamento entre os eixos do conhecimento e as atividades profissionais incide em cuidados permanentes que os colegiados devem ter na construção do projeto pedagógico. No caso das instituições selecionadas para este estudo, o fato de terem tomado como base, estritamente, o cumprimento das DCNs, dificultou aos atores responsáveis pela elaboração dos PPCs vislumbrar a questão da atividade profissional. Como consequência, o exercício teórico e prático de algumas atividades, produtos e serviços apresenta-se muito aquém do mínimo, ou, simplesmente, inexiste no currículo. Diante dos resultados evidenciados, é proposta uma ferramenta para articulação entre PPCs, DCNs e CAU.

Palavras-Chave:1. Campo profissional. 2. Formação. 3. Arquitetura e Urbanismo. 4. Trabalho Final de Graduação.

Data de defesa: 30/07/2020

• Ana Albano Amora