O conforto higrotérmico nos pátios do Colégio Estadual Erich Walter Heine (RJ)

DIssertação de Mestrado Acadêmico

As alterações climáticas decorrentes do processo de urbanização se refletem na qualidade ambiental das cidades, prejudicando o uso efetivo de seus espaços e, no ambiente escolar não é diferente. É necessário que o espaço escolar seja um ambiente agradável, que contribua para o processo ensino-aprendizagem. Entre tantos cuidados que se deve ter em um ambiente escolar, as preocupações com o conforto higrotérmico de alunos, professores e funcionários deve ser prioritário. Todavia, assim como na cidade, o conforto higrotérmico no ambiente escolar requer a compreensão dos componentes essenciais do conforto higrotérmico urbano, tendo em vista a realidade climática de cada região. Esta dissertação tem o objetivo de analisar as condições de conforto higrotérmico em ambiente escolar de ensino médio, em clima tropical, apresentando como estudo de caso os pátios do Colégio Estadual Erich Walter Heine, localizado no bairro de Santa Cruz, no Município do Rio de Janeiro, RJ. O trabalho verifica, ainda, o potencial dos elementos de sombreamento (construídos e arborização) para o conforto nesta situação climática. A pesquisa, de cunho experimental usa recurso da avaliação pós-ocupação para comparar os resultados e utilizou estratégias mistas. Os procedimentos adotados para o seu desenvolvimento abordaram as seguintes etapas: (1) levantamento bibliográfico e de campo; (2) medições das variáveis climáticas; (3) avaliação pós-ocupação; (4) análise dos resultados; e (5) conclusões. Como resultado, observou-se que os espaços livres destinados ao convívio escolar poderiam ser melhor utilizados se fossem respeitadas normas de conforto higrotérmico como ventilação cruzada e sombreamento por vegetação. Esperase contribuir para o avanço das pesquisas na área e discutir as principais preocupações que devem ser adotadas no projeto do pátio escolar, visando ao conforto higrotérmico e ao uso apropriado desses espaços, que muito contribuem para a formação acadêmica, para interação social e para a vitalidade do ensino no país.

Palavras-chave: conforto higrotérmico; arquitetura escolar; pátio escolar

Data de defesa: 27/04/2020

• Alice de Barros Horizonte Brasileiro