INFÂNCIA E CIDADE: dispositivos da arquitetura na identificação de territórios educativos

A infância e a cidade são o ponto de partida desta investigação, na qual instrumentos do campo da Arquitetura e Urbanismo foram ressignificados em dispositivos aplicados em oficinas com crianças para que elas identificassem territórios educativos (TEs), procurando assim oferecer uma contribuição à formação integral na infância, com o objetivo de, compreender a importância da identificação de TEs pelas próprias crianças. Os TEs encontram raiz na difusão das Cidades Educadoras (1990), cujas ideias influenciaram experiências no Brasil como a do Programa Mais Educação (2007) do Ministério da Educação. O conceito de TEs, neste programa, se relaciona à incorporação de novos espaços e agentes no processo formativo em uma ampliação da jornada escolar. O pensamento de Paulo Freire oferece um aporte significativo para esta tese. No diálogo com este autor foram encontrados subsídios para aprofundar a noção de TEs do ponto de vista téorico e metodológico, e analogamente às suas ideias, cunhou-se a noção de alfabetização territorial por meio da identificação de TEs. A aplicação dos dispositivos em oficinas se efetivou com o programa “Crianças arquitetando no território”, realizado principalmente com uma turma do 5º ano integral da Escola Parque Cidadã Cyro Sosnosky, no Bairro Efapi em Chapecó-SC, por meio de uma metodologia que combinou a pesquisa-ação e a cartografia como método para escuta das crianças. O itinerário de territórios do programa se embasou na metodologia freireana para o elenco de temas geradores (descodificação-codificação da realidade), a qual aconteceu preliminarmente em um estudo exploratório. Ao internalizar os dispositivos oferecidos, as crianças puderam ser elas mesmas partícipes de seu processo cognitivo, produzindo a partir das percorridas pelo território sistematizações na forma de mapeamentos, pesquisas, painéis cognitivos, maquetes e assembleias entre outros. Portanto, se conclui que tanto a formação integral na infância não deve prescindir da cidade como território educativo – para qual a Arquitetura e Urbanismo, ao socializar seus conhecimentos e instrumental oferece valorosa cooperação – como ao desempenhar de forma protagonista o papel de investigadoras, as crianças exercitam-se em uma educação libertadora que valoriza seus saberes e sua ação transformadora no mundo.

Data de defesa: 19/12/2019

• Alexandre Maurício Matiello [Autor(a)]