O Obelisco da Serra das Araras: revitalizando o Monumento Rodoviário – Piraí – RJ

Dissertação de Mestrado Profissional

Na década de 1920, quando se iniciava a abertura de grandes vias rodoviárias no Brasil, foi idealizada a construção de um marco que simbolizava a evolução dos transportes, até então predominantemente ferroviário, e a inauguração da primeira ligação rodoviária do país. Em 1938 o Monumento Rodoviário localizado em Piraí, município do Estado do Rio de Janeiro, no Km 226 da Rodovia Presidente Dutra, ficou pronto e é inaugurado. Foi concebido no estilo Art Déco, movimento internacional de design que contemplou todos os domínios da criação humana, como arquitetura, decoração, moda, arte, bem como no mobiliário. A edificação possui dois pavimentos com obras de arte integradas de importantes artistas plásticos nacional e internacional do período, como as pinturas murais de Cândido Portinari e baixos-relevos de Alfred Freyhoofer nas fachadas da edificação. Foi tombado pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural (INEPAC) pela sua importância histórica e artística, em 01/10/1991. Atualmente encontra-se abandonado, em mau estado de conservação. O objetivo deste trabalho é destacar a importância do valor cultural desta edificação e elaborar projeto de revitalização e reutilização do bem de acordo com seu valor atribuído de uso.

Palavras-chave: Monumento; Rodovia BR-116; Revitalização; Patrimônio Cultural.

Data de defesa: 28/09/2018

• Andréa de Lacerda Pessôa Borde