Programa de Pós Graduação em Arquitetura da UFRJ

Infraestrutura

Laboratórios

O PROARQ está localizado no 4o andar do edifício da Reitoria, FAU e EBA da UFRJ, na Av. Pedro Calmon, 550, ocupando as salas 429 a 445 (aproximadamente 700 m2), na Cidade Universitária da UFRJ, na Ilha do Fundão. Seu espaço físico é composto por 16 Laboratórios dos Grupos de Pesquisa, que fisicamente ocupam as salas 431, 435, 437 e 441; 3 salas de aula; sala de reunião; auditório com capacidade para 60 pessoas; sala de coordenação; sala para estudo dos discentes e secretaria/administração.

Os grupos de pesquisa cadastrados e consolidados no CNPq, ao longo de 28 anos da formação do PROARQ, reúnem um grande número de docentes, colaboradores, pesquisadores, mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos, bolsistas de iniciação científica – graduação, bolsistas de iniciação científica – ensino médio, bolsistas de iniciação artística, bolsistas de extensão e bolsistas de apoio técnico que contam com o apoio financeiro da FAPERJ, CAPES e CNPq. As instalações desses laboratórios estão em consonância com o perfil tecnológico necessário às pesquisas desenvolvidas, tanto em rede física, como rede lógica com recursos multimídia e equipamentos com tecnologia de acesso sem fio, interligando as salas de aula com o acesso à internet. Os recursos oriundos dos projetos, convênios, acordos e consultorias são intensamente aplicados nos laboratórios visando torná-los acessíveis a docentes e discentes da graduação e pós-graduação e adequados aos padrões internacionais.

Recursos de Informática

O PROARQ é equipado com recursos adquiridos não apenas por meio de projetos institucionais, mas também com os apoios obtidos mediante a aprovação de projetos de pesquisas de seus docentes em organismos de fomento (CAPES, CNPq, FAPERJ, FUJB). Muitos de seus equipamentos foram adquiridos por meio de convênios e parcerias com empresas e assessorias a organismos governamentais.

Em 2014, o PROARQ contava com cerca de 85 estações de trabalho fixas, 28 estações móveis, 23 impressoras, 6 equipamentos de scanning, 10 projetores de datashow, 13 câmeras digitais de fotografia, 2 câmeras de filmagem, 6 gravadores de áudio portáteis, 1 rede principal de lógica fixa e 1 rede sem fio, e 2 sub-redes sem fio, equipamentos de vídeo conferência multipontos, além dos equipamentos usados nos laboratórios instalados fora do PROARQ, como o de Conforto Ambiental, a Oficina de Maquetes/Laboratório de Modelagem (LAMO) e o Núcleo de Pesquisa e Documentação (NPD).

Biblioteca

Os alunos do PROARQ tem à sua disposição a biblioteca Lucio Costa que é integrada ao SIBI-Sistema de Bibliotecas, conveniada às bibliotecas do IPPUR e da Escola de Belas Artes, e funciona no 2º andar do mesmo edifício.