Programa de Pós Graduação em Arquitetura da UFRJ

Linhas e Projetos de Pesquisa

 

Área de Concentração:

PROJETO E PATRIMÔNIO CULTURAL


Linha de Pesquisa: Projeto de Revitalização e Restauração

  • Projeto de Pesquisa: A educação do olhar: apreensão dos atributos geométricos da forma dos lugares

O projeto introduz a educação do olhar como estratégia de compreender as formas arquitetônicas caracterizando a volumetria do espaço físico (arquitetônico, urbano e paisagístico), através dos poliedros e suas relações. A investigação da forma, neste sentido, interage com os conhecimentos produzidos por outros grupos de pesquisa que atuam no PROARQ. O objetivo deste projeto é produzir animações, visualizações manipuláveis tridimensionais e modelos.

Prof. Responsável: Maria Angela Dias

 

  • Projeto de Pesquisa: Acessibilidade de pessoas com deficiências aos espaços físicos

Este projeto consiste em mapeamento e diagnóstico das condições de Acessibilidade de Pessoas com Deficiência aos Espaços Físicos das cidades. São levantados e analisados os principais aspectos arquitetônicos e urbanos que envolvem a acessibilidade e o desenho universal, tais como: acessos e circulações; faixas de travessia de pedestres; faixas elevadas; estacionamento; manutenção e conservação dos passeios nos termos da legislação municipal; esquinas; rampas, escadas e passarelas de pedestres; mobiliário urbano; sinalização e informação urbanas; sinalização tátil direcional ou de alerta; parques e praças; espaços públicos; pontos turísticos e serviços de transportes coletivos acessíveis. Em seguida, a segunda parte da pesquisa refere-se ao projeto de arquitetura e urbanismo propriamente dito.  Com base nas análises da acessibilidade da fase anterior, propõe-se a adaptação e/ou projetação de espaços inclusivos que permitam a locomoção de pessoas com deficiência física, sensorial e intelectual ou pessoas com mobilidade reduzida, evitando as barreiras de acessibilidade em conformidade com as normas e leis de acessibilidade existentes no país.

Prof. Responsável: Cristiane Rose Duarte

 

  • Projeto de Pesquisa: Arqueologia aplicada em Projetos de Restauração

O objetivo de pesquisa é o de promover a inter-relação das áreas de conhecimento envolvidas no projeto de revitalização e restauração através da pesquisa interdisciplinar.  Defendemos a ideia de que a área voltada ao Projeto de Restauro do patrimônio cultural é um campo fértil para o desenvolvimento da praxis deste tipo de pesquisa. A partir dela poderemos intervir com maior segurança no bem a ser restaurado como também, realizar a recuperação efetiva de sues aspectos materiais, mas também da memória de seus construtores.

Prof. Responsável: Jackeline de Macedo


Projeto de Pesquisa: Arquitetura da paisagem: aspectos morfológicos e ambientais

Este projeto se vincula às linhas de pesquisa Cultura, Paisagem e Ambiente Construído e Projeto de Revitalização e Restauração do PROARQ-FAU/UFRJ e busca consolidar os conhecimentos produzidos pelo grupo SEL-RJ - Grupo de Pesquisas sobre Sistemas de Espaços Livres no Rio de Janeiro, vinculado ao Grupo do CNPq - Qualidade do Lugar e Paisagem. Objetiva pesquisar as interfaces entre os campos disciplinares que influenciam na configuração da paisagem, com ênfase na sua estrutura morfológica e ambiental. Aplica-se ao estudo dos processos que explicam a morfologia da cidade e da paisagem e intenciona fornecer subsídios para revisão e proposição de instrumentos normativos e projetos de intervenção em recortes territoriais em escalas e contextos distintos.Como meta, busca ampliar a formação de recursos humanos envolvidos com as pesquisas e consolidar uma base referencial para estudos sobre a qualificação da paisagem e para projetos de intervenção paisagística.

Prof. Responsável: Vera Regina Tangari

 

  • Projeto de Pesquisa: Cidade, Alteridade e Ambiências: interlocuções metodológicas no campo dos estudos em patrimônios materiais e imateriais pelo viés da acessibilidade e da pesquisa experiencial.

O projeto busca desenvolver, aprimorar e testar ferramentas e instrumentos de análise que abordem o campo da cidade e de seus espaços construídos/livres por uma abordagem experiencial e sob o viés dos estudos em acessibilidade e etnografia urbana.

Prof. Responsável: Ethel Pinheiro


  • Projeto de Pesquisa: Conforto acústico no ambiente construído

O objetivo da pesquisa é investigar a correlação entre as características morfológicas e o ambiente acústico do espaço construído, utilizando metodologias de monitoramento e mapeamento sonoro para avaliação de desempenho de situações existentes e cenários futuros.

Prof. Responsável: Maria Lygia A. de Niemeyer

 

  • Projeto de Pesquisa: Conservação, Restauração e Revitalização do patrimônio edificado

A intervenção no patrimônio edificado requer um estudo crítico do existente para uma adequada requalificação do ambiente. Desta forma o objetivo da pesquisa é o estudo teórico e conceitual das questões referentes à preservação do patrimônio cultural edificado visando sua aplicação nos projetos de revitalização e restauração de edificações ou áreas urbanas de interesse de preservação.

Prof. Responsável: Rosina Trevisan M. Ribeiro

 

  • Projeto de Pesquisa: Documentação arquitetônica, inventários e sistemas de informação para preservação de patrimônio no Brasil

O projeto propõe a elaboração de uma metodologia para procedimentos e técnicas de pesquisa específica e aplicada ao levantamento de dados sobre o patrimônio construído no Brasil, com ênfase na investigação sobre as edificações e sítios históricos na cidade do Rio de Janeiro. Dentre os objetivos deste projeto de pesquisa destacam-se : coletar e organizar dados obtidos em fontes primárias e secundárias sobre os imóveis estudados; contribuir para atualização permanente da História da Arquitetura do Brasil: fornecer dados para projetos e obras de preservação do patrimônio edificado e participar da construção da história da preservação do patrimônio edificado na cidade do Rio de Janeiro. Este projeto se insere na Linha de Pesquisa do Mestrado Acadêmico: Restauração e Gestão do Patrimônio e no Mestrado Profissional:Projeto e Patrimônio na Linha de Pesquisa Projeto de Revitalização e Restauração: Projeto (16186- SIGMA- UFRJ)..

Prof. Responsável: Cláudia C. L. Nóbrega


  • Projeto de Pesquisa: Entre arte, arquitetura e paisagem: teoria e crítica da complexidade contemporânea

A pesquisa investiga dois movimentos em curso na contemporaneidade: a reinvenção das práticas arquitetônicas e artísticas através de ações experimentais em campo ampliado; e a reinvenção da paisagem através de criações estéticas que nela se fundam como obras site specific, trabalhos que constroem seus significados a partir da relação com o contexto onde se inserem. A "complexidade" é um conceito -chave para uma abordagem multidimensional destes fenômenos contemporâneos, pois ela descreve um tecido formado por múltiplas "linhas" que se entrelaçam e constituem um "dispositivo" que pode ser identificado tanto a um campo de criação interdisciplinar quanto à paisagem em suas diferentes temporalidades (relação antigo-novo) e dimensões - imagética, fenomênica, discursiva, eventual, entre outras. Essa pesquisa se volta à investigação de como os trabalhos arquitetônicos e artísticos podem constituir modos de reescrever, resignificar ou poetizar o existente.

Prof. Responsável: Fabíola do Valle Zonno

 

  • Projeto de Pesquisa: Historiografia da arquitetura e do patrimônio arquitetônico

Estudo teórico da escrita da história da arquitetura e da cidade: Leitura crítica e análise literária das narrativas historiográficas (correntes, tendências, antagonismos); tipologia das narrativas históricas (narrativas lineares; narrativas não-lineares; narrativas fragmentárias); configurações da representação do tempo na narrativa; análise dos desdobramentos da epistemologia da história em relação às evoluções da estética da arquitetura; história da arquitetura como estudo das descontinuidades (rupturas, manifestos, vanguardas); história da arquitetura como estudo das continuidades (permanências, reincidências, invariantes). Prática da escrita da história da arquitetura e da cidade: estudos histórico-críticos de objetos arquitetônicos e urbanos; poética da narrativa histórica; oficinas de escritura histórica.

Prof. Responsável: Gustavo Rocha-Peixoto


  • Projeto de Pesquisa: Observatório da Conservação Urbana

A pesquisa busca acompanhar e avaliar as iniciativas de conservação urbana, bem como os seus respectivos impactos nos contextos urbanísticos, edilícios, econômicos e sociais das cidades brasileiras onde é aplicada. Utiliza como referência a cidade do Rio de Janeiro e os resultados obtidos, nos contextos citados, nas cerca de mais de trinta áreas protegidas pela prefeitura, por intermédio do instrumento urbanístico denominado Área de Proteção do Ambiente Cultural (APAC), utilizado nos últimos trinta anos para o fim específico da conservação urbana. A pesquisa objetiva contribuir com novos subsídios para o atual estágio de debates sobre o tema, inserindo novos elementos necessários à avaliação crítica das atuais estratégias de conservação de áreas urbanas utilizadas nas cidades brasileiras, especialmente no Rio de Janeiro.

Prof. Responsável: Claudio Antônio Santos Lima Carlos


  • Projeto de Pesquisa: Os bens integrados no patrimônio arquitetônico cultural no Município do Rio de Janeiro

Os bens denominados "integrados" como o próprio termo sugere são aqueles vinculados à superfície construída - interna ou externa. Estabelecem com a composição arquitetônica relações de dimensões, proporções, localização e tratamento. Nesta categoria incluem-se azulejos, vitrais, portais, talhas, retábulos, forros, pinturas murais e outros bens. Não devem ser retirados pois alteram radicalmente o espaço interno e a forma, rompendo com a unidade da obra arquitetônica. O principal objetivo deste projeto de pesquisa é fornecer subsídios para ações de preservação e conservação do patrimônio arquitetônico cultural do Município do Rio de Janeiro. Desta forma, o projeto se insere na Linha de Pesquisa Projeto de Revitalização e Restauração do Mestrado Profissional em Projeto e Patrimônio e na Linha de Pesquisa - Restauração e Gestão do Patrimônio do Mestrado Acadêmico do PROARQ/FAU/UFRJ.

Prof. Responsável: Claudia C. L. Nóbrega

 

  • Projeto de Pesquisa: Plano de Conservação Preventiva do Patrimônio Edificado

A pesquisa visa o estabelecimento de suporte teórico metodológico para implantação de planos de conservação preventiva para o patrimônio edificado, com base na atribuição de valores e no estado de conservação; de modo a contribuir para a melhoria dos projetos, contratações e execução de intervenções para preservação arquitetônica, conjugando as necessidades de conservação da obra para o futuro às necessidades da sua fruição e funcionamento no presente

Prof. Responsável: Claudia S. R. de Carvalho


  • Projeto de Pesquisa: Técnicas de Diagnóstico e Materiais de Construção para a Conservação e Restauração do Patrimônio Arquitetônico

O presente projeto procura, através da utilização de técnicas experimentais de diagnóstico e do desenvolvimento e experimentação de materiais, fornecer subsídios para elaboração de projetos de Conservação e Restauração do Patrimônio Arquitetônico. Através dos desenvolvimentos do projeto, espera-se fornecer informações de grande interesse sobre a história dos edifícios, notadamente sobre o contexto da sua construção, materiais e técnicas construtivas empregadas. Tal conjunto de informações apresenta grande valor documental e científico, e deverá constituir material auxiliar de suporte técnico em ações de conservação e restauração das edificações.

Prof. Responsável: Marcos Martinez Silvoso

 

  • Projeto de Pesquisa: Técnicas de modelagem digital aplicadas ao Patrimônio Arquitetônico

A pesquisa estuda os futuros impactos no processo de conhecimento do bem tombado, quando o cadastro, toda a documentação física e a própria avaliação tendem para os meios virtuais e a própria “nuvem”. As novas tecnologias de levantamento cadastral a partir do escaneamento com uso de laser e da própria fotogrametria com drones, que são ações de especialistas em campo, junto a intensa presença virtual em breve causaram grandes impactos no processo de reconhecimento e de estudo bem, alterando assim a metodologia de intervenção e as propostas

Prof. Responsável: Jorge Astorga

 

 

Linha de Pesquisa: Projeto, Gestão e Sustentabilidade do Patrimônio

  • Projeto de Pesquisa: A importância dos espaços culturais para requalificação de centros urbanos

Estudo dos diversos espaços culturais e sua influência na requalificação de áreas históricas.

Prof. Responsável: Ceça Guimaraens

 

  • Projeto de Pesquisa: A integração da disciplina acústica aos projetos de arquitetura: o ensino e a prática profissional

O objetivo da pesquisa é de verificar de que forma os fundamentos de acústica arquitetônica são integrados ao processo de projeto. Busca também investigar de que forma os conteúdos oferecidos nas diversas escolas do município do Rio se adéquam as necessidades dos futuros profissionais e se a formação acadêmica propicia uma melhoria da qualidade acústica dos projetos.

Prof. Responsável: Maria Júlia de Oliveira Santos

 

  • Projeto de Pesquisa: A paisagem sonora nos Sistemas de Espaços Livres da Cidade do Rio de Janeiro – memória e cultura urbana

O projeto se desenvolve no campo da paisagem cultural e abrange os estudos urbanos, memória e representações artísticas. Propõe se uma pesquisa sobre as relações culturais e ambientais que se estabelecem entre a paisagem construída visível e a paisagem sonora invisível das cidades, visando à construção de uma memória sonora, tendo como base documental os fragmentos sonoros de diferentes épocas. Os fragmentos sonoros do passado são resgatados dos relatos literários, destacadamente, das crônicas, e contextualizados como o auxílio da história cultural. Os fragmentos sonoros do presente são obtidos por gravações em campo. Todos os fragmentos serão reunidos e organizados sistematicamente em um banco de dados georeferenciados, que possibilitará múltiplos cruzamentos de consultadas, permitindo compreender a transformação da paisagem sonora em paralelo à transformação dos espaços urbanos, em especial, dos espaços livres.

Prof. Responsável: Andrea Queiroz Rego

 

  • Projeto de Pesquisa: Cidades Inteligentes e Sustentabilidade:  impactos da quarta revolução industrial na gestão de projetos em arquitetura

Os avanços nas tecnologias da informação e comunicação têm propiciado mudanças em diferentes setores da economia. Particularmente na indústria da construção civil, tem destaque as possibilidades a serem exploradas no desenvolvimento dos projetos das edificações e cidades. O assunto tem suscitando interesse pela rapidez como se processa, e pela urgência na identificação dos seus principais impactos. Nesse sentido, incorporar as possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias às práticas da gestão e coordenação de projetos com qualidade ambiental é um dos focos da presente pesquisa, com desdobramentos na discussão sobre os novos arranjos possíveis para a organização de equipes de projeto, considerando as demandas de uso e os requisitos de desempenho.

Prof. Responsável: Mônica Santos Salgado


  • Projeto de Pesquisa: Projeto e Sustentabilidade

A Pesquisa Projeto e Sustentabilidade permite compartilhar produção de caráter: [1] Científico (teórico-conceitual), acolhendo alunos de: [1] Mestrado Acadêmico e Doutorado e [2] Prático, atendendo alunos de Mestrado Profissional. Em sua vertente científica [1], tem como objetivo: desenvolver estudos que levantem, analisem, compreendam, interpretem, avaliem criticamente conceitos, atributos e situações de uso, ocupação, preservação, requalificação, reabilitação e reintegração do patrimônio cultural.Sob estameta, prevê a realização de estudos voltados à fundamentação teórico-conceitual, análise e diagnóstico de temas referentes ao patrimônio arquitetônico, urbano e/ou paisagístico-etnográfico e ambiental,contemplando sua preservação, requalificação e reabilitação, visando à sustentabilidade e à qualidade patrimonial. Para tanto, o projeto se propõe a identificar, registrar e analisar a memória do patrimônio, destacando sua origem, estado de conservação e situação atual, forma, elementos estruturadores, usos, atividades, ambiência e percepção dos usuários, a partir do reconhecimento dos elementos que o diferenciam, guardando suas características estruturais, ambientais, culturais, históricas etc. Utiliza como principais estratégias de atuação, levantamentos bibliográficos e de campo, observação, registros fotográficos, entrevistas, entre outros. Em sua vertente prática [2], objetiva:a elaboração de planos,modelos, projetos e diretrizes projetuais, manuais de intervenção e procedimentos, inventários, entre outros, para intervenção no patrimônio arquitetônico, urbano e/ou paisagístico-etnográfico e ambiental.Utiliza como principais estratégias de atuação, levantamentos bibliográficos e de campo, observação, registros fotográficos, entrevistas.

Prof. Responsável: Virginia Maria N. de Vasconcellos