Programa de Pós Graduação em Arquitetura da UFRJ

Professores Permanentes

 

PROFESSORES DO CORPO PERMANENTE DO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO

Ana Albano Amora
Andrea Queiroz Rego
Ceça Guimaraens 
Cláudia Nóbrega
Cristiane Rose Duarte
Ethel Santana
Fabíola do Valle Zonno
Giselle Arteiro Azevedo
Gustavo Rocha-Peixoto
Laís Bronstein
Leopoldo Eurico Gonçalves Bastos
Maria Angela Dias
Maria Lygia Niemeyer
Mauro César de Oliveira Santos
Mônica Santos Salgado
Paulo Afonso Rheingantz
Rosina Trevisan Martins Ribeiro
Vera Regina Tângari

PROFESSORES DO CORPO PERMANENTE DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL

Ana Albano Amora
Andrea Queiroz Rego
Ceça Guimaraens 
Cláudia Nóbrega
Cristiane Rose Duarte
Claudio Antonio Santos Lima Carlos
Ethel Santana
Fabíola do Valle Zonno
Maria Angela Dias
Maria Lygia Niemeyer
Mônica Santos Salgado
Rosina Trevisan Martins Ribeiro
Vera Regina Tangari
Virgínia Vasconcellos

MINI-CURRÍCULO E PESQUISAS DOS PROFESSORES DO CORPO PERMANENTE

Ana Albano Amora   

Coordenadora do Doutorado Interinstitucional do PROARQ com a UFFES – Universidade Federal da Fronteira Sul. Doutor em 2006, pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano - IPPUR da UFRJ. Professora adjunta da Faculdade e Arquitetura e Urbanismo - FAU, desde 2008, e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura - PROARQ, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, atuando no Grupo de Pesquisa Pensamento História e Crítica, com as seguintes pesquisas: Lugares de Memória da Saúde e Arquitetura e Arquitetos Brasileiros - séculos XIX e XX. Participa como professora colaboradora do Curso de Especialização em Conservação e gestão do Patrimônio das Ciências e da Saúde, da Casa de Oswaldo Cruz - COC, da Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ , onde integra o Grupo de Pesquisa - Saúde e Cidade, atuando em pesquisas conjuntas sobre hospitais pavilhonares. Participa na rede "Modernidade nos hospitais pavilhonares da América Latina", coordenada pela Universidade autônoma do México - UNAM. Foi secretária do Docomomo-Rio, no período 2010/2012, e um dos responsáveis pelo WOMEWORK-2012, proposto pelo Docomomo Internacional. Integrou a equipe técnica do Projeto Corredor Cultural da Prefeitura do Rio de Janeiro, onde participou da elaboração do Manual do Corredor Cultural. Exerceu ainda o cargo de arquiteta na Empresa de Obras Públicas - EMOP, e na Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente - FEEMA. Possui experiência em Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo, com foco nas seguintes temáticas: preservação do patrimônio cultural; história da arquitetura moderna brasileira; história e teoria da arquitetura hospitalar; história da cidade e do urbanismo. CLIQUE AQUI para acesso ao currículo Lattes.

Arquitetura e arquitetos brasileiros - séculos XIX e XX
Cidade e Saúde em perspectiva histórica


Andrea Queiroz Rego   

Coordenadora Adjunta de Pesquisa e docente do PROARQ/UFRJ. Diretora Adjunta de Graduação da FAU/UFRJ, Presidente do Conselho de Curso e do Núcleo Docente Estruturante da FAU/UFRJ. Professor Adjunto do Departamento de Urbanismo e Meio Ambiente (DPUR-FAU-UFRJ). Ex Conselheira do CAU/RJ - Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Rio de Janeiro (2012-2014), onde atuou como membro da Comissão de Ensino e Formação (CEF) e Diretora Adjunta Administrativa. Membro do Conselho Deliberativo do Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento do Rio de Janeiro (IAB/RJ 2010-2014). Membro da Associação Brasileira de Ensino em Arquitetura e Urbanismo (ABEA) e da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP). Parecerista da Revista Oculum Ensaios (PUC-Campinas), da Revista Interfaces (CLA/UFRJ) e da Revista Confluências Culturais (Univille). Participante do Comitê Científico do ENTAC, ENCAC, SBQP e TIC. Desenvolve duas pesquisas na Linha de Pesquisa Cultura, Paisagem e Ambiente Construído que contam com fomentos da FAPERJ e CNPq: "Paisagem sonora, memória e cultura" e "Projeto, Planejamento e Paisagem". Integrante dos grupos de pesquisa: "Qualidade do lugar e paisagem - ProLUGAR" e Sistemas de Espaços Livres do Rio de Janeiro - SEL-RJ". Atua em Projetos Urbanos e da Paisagem, tanto em consultorias quanto em parcerias interinstitucionais. Formação: Graduação em Arquitetura pela FAU-UFRJ (1985), Especialização em Urbanismo pela FAU-UFRJ (1986), Mestrado em Arquitetura pelo PROARQ-UFRJ (1993) e Doutorado em Urbanismo pelo PROUB-UFRJ (2006). CLIQUE AQUI para acesso ao currículo Lattes.

Paisagem sonora, memória e cultura
Projeto, planejamento e paisagem


Cêça Guimaraens   

Professora Associada aposentada da UFRJ e docente do PROARQ, consultora ad hoc e bolsista de Desenvolvimento Cientifico Regional do CNPq - Nível A; Professora Visitante do programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano da UFPE; possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (1970), mestrado em Teorias da Comunicação e da Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), doutorado em Planejamento urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (1999) e doutorado em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2012). Pós-doutora em Museum and American Studies pela New York Univesity. Vice-presidente de relações culturais do Instituto de Arquitetos do Brasil / Departamento do Rio de Janeiro, diretora de cultura do Instituto de Arquitetos do Brasil (Direção Nacional); membro do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura e urbanismo, arquitetura de museus, patrimônio cultural e museologia. CLIQUE AQUI para acesso ao currículo Lattes.

A importância dos espaços culturais para a requalificação urbana
Estudo de arquitetura de museus


Claudia Nóbrega   

Vice-coordenadora do Mestrado Profissional em Projeto e Patrimônio do PROARQ FAU UFRJ (desde abril 2014). Arquiteta pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ (1986), Mestre em História e Crítica da Arte pela Escola de Belas Artes da UFRJ (1996), Doutora em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ-2003). Professora da FAU/UFRJ, (Departamento de História e Teoria) e do PROARQ (Área de História e Preservação do Patrimônio Cultural). Membro do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (CMPC) da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, de 2006 a 2014, foi Diretora Adjunta de Graduação da FAU/UFRJ, de 2007 a 2010, e Diretora da Divisão de Patrimônio de Imóveis Tombados da UFRJ, Escritório Técnico da Universidade (DIPRIT/ETU/UFRJ), no período de 2004 a 2007. Trabalhou no Núcleo de Estudos de Arquitetura Colonial (NEAC/FAU/UFRJ), durante cerca de dez anos, como pesquisadora na área de História da Arquitetura Colonial Brasileira, com a professora Sandra P. de Faria Alvim. Coordena um projeto de extensão de Inventário de Vitrais Cariocas - PRO_EXT Edital 2015. Trabalha com inventários de bens imóveis e sítios urbanos históricos, entre outros, participou do Inventário de Bens Imóveis em Sítios Urbanos (INBI-SU), empreendido pelo Instituto de Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN). Publicou diversos artigos, dentre eles "O Solar do Colégio: um exemplo da arquitetura jesuíta", A forma e a imagem - arte e arquitetura jesuítica no Rio de Janeiro Colonial; e participou da obra CZAJKOWSKI, Jorge (Org.). Guia da arquitetura colonial, neoclássica e romântica no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Casa da Palavra: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, 2000. Desenvolve projetos de pesquisa na área de história da arquitetura no Brasil e na área de preservação do patrimônio cultural edificado nas Linhas de Pesquisa: Teoria, História e Crítica e Gestão e Preservação do Patrimônio no PROARQ/FAU/UFRJ. CLIQUE AQUI para acesso ao currículo Lattes.

Documentação, inventários e sistemas de informação para preservação do patrimônio construído no Brasil
Os bens integrados no patrimônio arquitetônico cultural no Município do Rio de Janeiro



Cláudio Antônio dos Santos Lima Carlos

Atua no Curso de Mestrado Profissional em Projeto e Patrimônio do PROARQ. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula (1985), mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU), do Instituto de Tecnologia (IT) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de restauração do patrimônio cultural, com ênfase em conservação urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: conservação urbana, patrimônio cultural urbano, restauração de edificações, conservação de áreas urbanas e arquitetura.

Observatório da Conservação Urbana

Cristiane Rose Duarte   

Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), graduação em Architecture - École dArchitecture de Paris-La Villette (1983), mestrado pela Universite de Paris XII (Paris-Val-de-Marne) (1985) e doutorado pela Université de Paris I (Pantheon-Sorbonne) (1993). Pós-doutorado na University of California Berkeley (2014). Docente concursada da UFRJ desde 1983. Atualmente é professora Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto do Espaço Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: aspectos culturais da construção do espaço, acessibilidade e etnografia da cidade. Recebeu prêmio internacional da Association Européene pour lEnseignement de lArchitecture pela melhor metodologia de ensino de arquitetura do biênio 2003-2004; diversas publicações premiadas; diversas moções de congratulações pelos trabalhos centíficos realizados. Foi membro do Comitê de Assessoramento do CNPq para a área de Ciências Sociais Aplicadas (2009/2012). Possui diversos trabalhos publicados, orienta trabalhos de pós-graduação (mestrado e doutorado) em Arquitetura e Urbanismo. CLIQUE AQUI para acesso ao currículo Lattes.

A empatia no Rio: aplicação do conceito de Empatia Espacial para a compreensão e revitalização das ambiências cariocas
Acessibilidade de pessoas com deficiências aos espaços físicos
Cidade, Alteridade e Ambiências: interlocuções metodológicas no campo dos estudos em patrimônios materiais e imateriais pelo viés da acessibilidade e da pesquisa experiencial
Dimensão subjetiva e cultural das ambiências: ferramentas etnotopográficas em arquitetura e urbanismo


Ethel Pinheiro Santana   

Coordenadora Adjunta de Editoria e docente do PROARQ/UFRJ. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Arquitetura pelo PROARQ/Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Ciências em Arquitetura também pelo PROARQ/UFRJ (2010). É professora desde 2006 do Departamento de Análise e Representação da Forma (DARF/FAU) No PROARQ atua junto ao grupo ASC - Arquitetura, Subjetividade e Cultura (PROARQ/UFRJ), sob coordenação da Profa. Dra. Cristiane Duarte. Suas áreas de atuação em ensino e pesquisa incluem desenho técnico, projeto de arquitetura, teorias do espaço contemporâneo, cultura e antropologia urbana, além de possuir experiência profissional em acompanhamento, especificação de obras e projetos de arquitetura. CLIQUE AQUI para acesso ao currículo Lattes.

A empatia no Rio: aplicação do conceito de Empatia Espacial para a compreensão e revitalização das ambiências cariocas
Cidade, Alteridade e Ambiências: interlocuções metodológicas no campo dos estudos em patrimônios materiais e imateriais pelo viés da acessibilidade e da pesquisa experiencial
Dimensão subjetiva e cultural das ambiências: ferramentas etnotopográficas em arquitetura e urbanismo


Fabiola do Valle Zonno   

Fabiola do Valle Zonno é Doutora e Mestre em História Social da Cultura, na linha de pesquisa de História da Arte e da Arquitetura, além de Especialista em Comunicação e Imagem, pela PUC-Rio. É Arquiteta e Urbanista com diplomação Magna cum Laude pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde leciona como Professora Adjunta da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo no departamento de História e Teoria. É professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da UFRJ (PROARQ), compondo o Grupo Pensamento, História e Crítica. Atua nos cursos de Doutorado e Mestrado Acadêmicos e no curso de Mestrado Profissional em Projeto e Patrimônio. Coordena a pesquisa: "Entre Arte, Arquitetura e Paisagem - Teoria e Crítica da Complexidade Contemporânea", atualmente dedicada à reflexão sobre a inserção de arte e arquitetura contemporâneas em lugares de memória. É autora do livro "Lugares complexos, poéticas da complexidade: entre arquitetura, arte e paisagem" (2014). CLIQUE AQUI para acesso ao currículo Lattes.

Entre arte, arquitetura e paisagem: teoria e crítica da complexidade contemporânea


Giselle Arteiro N. Azevedo

Professor Associado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro - FAU/UFRJ, Coordenadora do Grupo Ambiente-Educação (GAE), registrado no Diretório Nacional Grupos de Pesquisa CNPq. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Bolsista de Produtividade 2 CNPq. Foi Coordenadora Adjunta de Extensão e Coordenadora Adjunta de Ensino do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PROARQ-FAU/UFRJ. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura Escolar, Avaliação pós-ocupação, Qualidade do Lugar, Percepção Ambiental. CLIQUE AQUI para acesso ao currículo Lattes.

Do espaço escolar ao território educativo: O lugar da arquitetura na conversa da escola de educação integral com a Cidade do Rio de Janeiro
Sobre o papel da arquitetura escolar no cotidiano da educação: Contribuições para a concepção de escolas do Ensino Fundamental do Rio de Janeiro


Gustavo Rocha Peixoto

Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura (PROARQ). Professor Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro; graduado em Arquitetura e Urbanismo (UFRJ 1980); especialista em filosofia (UFRJ 1985); mestre em Arquitetura (UFRJ 1995); doutor em História Social (UFRJ 2004); pós-doutoramento (University of Pennsylvania - 2014). Tem experiência profissional na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo, e Preservação e pesquisa do Patrimônio Cultural. Atua principalmente nos temas: pensamento, história e crítica da arquitetura e da cidade, arquitetura e urbanismo no rio de janeiro, patrimônio cultural, restauração arquitetônica. Entre 2006 e abril de 2010 foi o Diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ e entre 2010-2012 foi Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (ANPARQ). Entre 2013 e 2014 atuou como Visiting scholar (professor visitante) na Universidade da Pensilvânia - EUA. Pesquisador subsidiado pela Fundação CAPES, Ministério da Educação, Brasil. CLIQUE AQUI para acesso ao currículo Lattes.

Historiografia da arquitetura e do patrimônio arquitetônico


Lais Bronstein

Coordenadora Adjunta de Extensão e docente do Programa de Pós-graduação em Arquitetura (PROARQ) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em Teoria e História da Arquitetura (Universitat Politècnica de Catalunya - Espanha, 2002), Mestre em Arquitetura (Universidade de São Paulo, 1996), Arquiteta e Urbanista (Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1987). Líder do Grupo de Pesquisa "Pensamento, História e Crítica da Arquitetura". Tem experiência profissional na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Teoria e Crítica da Arquitetura. Atua principalmente nos temas: pensamento, história e crítica da arquitetura e da cidade. CLIQUE AQUI para acesso ao currículo Lattes.

A arquitetura da cidade contemporânea: novos parâmetros


Leopoldo Eurico Gonçalves Bastos

Possui Pós-doutorado no LAAS/CNRS- Toulouse, França (1977). Doutorado em Ciências em Engenharia Mecânica/ UFRJ (1975); Mestrado em Ciências em Engenharia Mecânica/ UFRJ(1969), e é Engenheiro Industrial Mecânico/ UFF (1967). Professor Titular aposentado COPPE e Escola Politécnica da UFRJ, e docente do PROARQ. Atuou como Professor Visitante na Faculdade de Engenharia - UERJ; Universidade de Coimbra; Universidade Técnica de Berlin; CETHIL-INSA de Lyon; e INSA e ENSA de Toulouse, França. Áreas de atuação: Sustentabilidade na Arquitetura (bioclimatismo, conforto ambiental, e análise multicritério); Transferência de calor (equipamentos e sistemas); Conversão térmica e elétrica da Energia Solar ( equipamentos e sistemas); Sustentabilidade na Arquitetura (bioclimatismo,conforto ambiental, ventilação, e análise multicritério). Coordenador do Grupo de Pesquisa Projeto Arquitetura e Sustentabilidade - GPAS no PROARQ. Em 2015 recebeu o Grande Prêmio CAPES de Teses - concedido pela primeira vez à um Curso de Pós-Graduação em Arquitetura - pela atuação como orientador da tese de doutorado intitulada “Dos condicionantes solares à oportunidades de desenho urbano: otimização de tipo-morfologia urbanas em contexto de clima tropical" de autoria de Thatiane Agra de Lemos Martins. CLIQUE AQUI para acesso ao currículo Lattes.

Abordagem multicritério para o projeto de edificações sustentáveis
Conforto, qualidade do ar e eficiência energética nas edificações


Maria Angela Dias

Professor Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente do Programa de Pós Graduação em Arquitetura (PROARQ FAU-UFRJ). Diretora da FAU-UFRJ (1998-2002), Prefeita da UFRJ (2002 - 2004), Diretora do Escritório Técnico da UFRJ (2002 - 2007).Graduada em Arquitetura pela FAU-UFRJ (1972), Mestre em Educação pela FE- UFRJ (1983) e Doutora (2002) em Engenharia de Produção (Pesq. Operacional e Gerencia de Produção) pela COPPE - UFRJ. Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Arquitetura atuando principalmente na renovação didática do curso de arquitetura; na reformulação do ensino gráfico face às novas tecnologias; na busca de métodos de compreensão, análise, representação e geração da forma arquitetônica.Integra o grupo de Sistemas de Espaços Livres - SEL RJ, atuando em planos e projetos de melhoria do ambiente, natural e construído; na requalificação de espaços urbanos. CLIQUE AQUI para acesso ao currículo Lattes

A educação do olhar: apreensão dos atributos geométricos da forma dos lugares.


Maria Lygia Niemeyer

Arquiteta e urbanista formada pela FAU/UFRJ (1976), é Mestre em Conforto Ambiental pelo PROARQ/ UFRJ (1998), Doutora em Engenharia de Produção pela COPPE/ UFRJ (2007) e realizou pesquisa de pós-doutorado na École Nationale Superieure dArchitecture de Toulouse sobre Conforto Acústico e Gestão de Ruido Ambiental (2011). Na área de pós graduação é professora do corpo permanente do Programa de Pós Graduação em Arquitetura da FAU/ UFRJ, onde ingressou em 1998. Participa dos grupos de pesquisa CNPq GPAS (Grupo Pesquisa Projeto, Arquitetura e Sustentabilidade) e GEPARQ (Gestão de Projetos em Arquitetura). Tem experiência em Arquitetura e Urbanismo com ênfase nas áreas de conforto ambiental, acústica arquitetônica e ruido urbano. Em 2014 obteve a Certificação em Acustica e Vibrações da SOBRAC (Sociedade Brasileira de Acústica) na Modalidade Fundamental 1. CLIQUE AQUI para acesso ao currículo Lattes.

Acústica arquitetônica no processo de projeto
Conforto Acústico no ambiente construído
Conforto acústico no ambiente construído no contexto das mudanças climáticas e formas de ocupação urbana
Parâmetros de Avaliação de Desempenho de Edifícios Habitacionais: Conforto Ambiental, Vida Útil e Sustentabilidade


Mauro César de Oliveira Santos

Diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, eleito para o período 2014 – 2018. Possui graduação em Arquitetura pelo Instituto Metodista Bennett (1979), mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Arquitetura - Universitat Hannover (1995). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente em projetos de habitação de interesse social, projetos de ambientes de saúde e avaliação do ambiente construído. É coordenador do Laboratório de Habitação_LabHab e do grupo de projeto e pesquisa Espaço Saúde. CLIQUE AQUI para acesso ao currículo Lattes.

Avaliação de espaços de saúde
Avaliação de projetos de habitação no Brasil
Parâmetros de Avaliação de Desempenho de Edifícios Habitacionais: Conforto Ambiental, Vida Útil e Sustentabilidade


Mônica Santos Salgado

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura PROARQ. Professor Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo na UFRJ. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Possui graduação em Arquitetura pela FAU/UFRJ (1986), mestrado em Arquitetura pelo PROARQ/FAU/UFRJ (1992), doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (1996), pós-doutorado pela École Nationale Superieure dArchitecture de Toulouse sobre gestão de projetos sustentáveis (2010 - bolsista CAPES no âmbito do projeto CAPES COFECUB), pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela POLI/UFRJ (2002), pós-graduação em Gestão Ambiental pelo PNUMA/POLI/UFRJ (2005). No ensino de graduação atuou durante 12 anos no Curso de Engenharia Civil da POLI/UFRJ, assumindo também a Coordenação de Graduação do Curso. Em 2005 passou a atuar junto ao curso de graduação em Arquitetura. No ensino de pós-graduação atua desde 1993 junto ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura (PROARQ) da UFRJ e desde 2005 no Curso de Pós-Graduação em Gestão Ambiental da Escola Politécnica/PNUMA/UFRJ. Atualmente é Representante dos Professores Titulares do Centro de Letras e Artes no CONSUNI - Conselho Universitário . Desde 1996 coordena o GEPARQ - Grupo de Pesquisas Gestão de Projetos em Arquitetura - desenvolvendo investigações na área da gestão da qualidade no processo de projeto e construção civil (www.proarq.fau.ufrj.br/pesquisa/geparq). Participa como membro do Comitê Científico de eventos nacionais e internacionais, bem como como avaliadora em revistas indexadas nacionais e estrangeiras. CLIQUE AQUI para acesso ao currículo Lattes.

Parâmetros de Avaliação de Desempenho de Edifícios Habitacionais: Conforto Ambiental, Vida Útil e Sustentabilidade
Pesquisa e inovação em gestão e tecnologia de projetos: ênfase na construção sustentável
Sustentabilidade na gestão de projetos em arquitetura


Paulo Afonso Rheingantz

Arquiteto (1976), Doutor em Engenharia de Produção (Universidade Federal do Rio de Janeiro - 2000), Pós-doutorado na California Polytechnic State University, San Luis Obispo (2008). Professor Associado aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com atuação no Programa de Pós-graduação em Arquitetura (Teoria e Prática do Ensino de Projeto e Avaliação de Desempenho do Ambiente Construído). Professor Visitante Nacional Senior/Capes do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas [out/2014-set2016]. Co-autor dos livros Projeto do Lugar (2002) O Lugar do Projeto (2007), Observando a Qualidade do Lugar (2009), O Lugar do Pátio Escolar no Sistema de Espaços Livres (2011), Qualidade do Lugar e Cultura Contemporânea: controvérsias e ressonâncias em coletivo urbanos (2012). Temas de interesse: Ensino de Projeto de Arquitetura, Avaliação Pós-Ocupação e Qualidade do Lugar na perspectiva dos estudos Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Bolsista produtividade 1D CNPq. Lidera o grupo de pesquisa Qualidade do Lugar e Paisagem - ProLUGAR (www.fau.ufrj.br/prolugar). CLIQUE AQUI para acesso ao currículo Lattes.

Do espaço escolar ao território educativo: O lugar da arquitetura na conversa da escola de educação integral com a Cidade do Rio de Janeiro
Sobre o papel da arquitetura escolar no cotidiano da educação: Contribuições para a concepção de escolas do Ensino Fundamental do Rio de Janeiro
Tecendo a qualidade do lugar: cartografando narrativas e experiências de urbanidade


Rosina Trevisan M. Ribeiro

Coordenadora do Mestrado Profissional em Projeto e Patrimônio, Coordenadora Adjunta de Ensino e docente do PROARQ/UFRJ. Arquiteta pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Gama Filho (1977), mestrado em Arquitetura pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (2000). Trabalhou 11 anos no IPHAN - Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Atualmente é professora associada da FAU/UFRJ. Desenvolve os projetos de pesquisa: Preservação e restauração do patrimônio edificado e Estudo das Técnicas Construtivas brasileiras do colonial ao eclético. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Preservação e Restauração do Patrimônio edificado. CLIQUE AQUI para acesso ao currículo Lattes.

Documentação, inventários e sistemas de informação para preservação do patrimônio construído no Brasil
Intervenção em Ruínas: reconstrução(?) como forma de preservação do patrimônio
Técnicas construtivas históricas e sua preservação


Vera Regina Tangari

Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro e lotada no Departamento de Projetos de Arquitetura e no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Metodista Bennett (1981), Mestrado em Urban Planning, com concentração em Urban Design, pela University of Michigan (1983) e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2000). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Paisagismo e Desenho Urbano. Atua principalmente nos seguintes temas: paisagem, morfologia urbana, desenho urbano. Coordena projetos de pesquisa: Arquitetura da Paisagem e Sistema de Espaços Livres no Rio de Janeiro, vinculado ao Grupo de Pesquisa do CNPq Qualidade do Lugar e Paisagem, do qual é vice-líder. Participa também do Grupo de Pesquisa do CNPq: Ensino de Arquitetura. CLIQUE AQUI para acesso ao currículo Lattes

Arquitetura da paisagem: aspectos morfológicos e ambientais
Critérios de análise aplicado à qualificação da forma urbana, dos espaços livres e da paisagem: escalas, temporalidades e tipos morfológicos
Do espaço escolar ao território educativo: O lugar da arquitetura na conversa da escola de educação integral com a Cidade do Rio de Janeiro
Sistemas de espaços livres de edificação - procedimentos met. de avaliação e de proposição