Programa de Pós Graduação em Arquitetura da UFRJ

Professores Colaboradores

PROFESSORES COLABORADORES DO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO

Guilherme Lassance
Marcos Martinez Silvoso
Virginia Vasconcellos

PROFESSORES COLABORADORES DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL

Claudia Sueli Carvalho
Gustavo Rocha Peixoto
Jorge Astorga
Marcos Martinez Silvoso

MINI-CURRÍCULO E PESQUISAS DOS PROFESSORES COLABORADORES

Claudia Sueli Rodrigues de Carvalho

Atua no Curso de Mestrado Profissional em Projeto e Patrimônio do PROARQ. Arquiteta (1985) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, mestre (1997) pelo PROARQ-FAU/UFRJ, na área de concentração Conforto Ambiental. Doutora (2006) pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto. Realizou cursos de especialização em preservação da arquitetura moderna no ICCROM International Centre for Study of Preservation and Restoration of Cultural Property (1999) e conservação preventiva no Centre for Sustainable Heritage University College London (2003). É tecnologista sênior da Fundação Casa de Rui Barbosa e atualmente coordena as ações para preservação arquitetônica do Museu Casa de Rui Barbosa, no Centro de Memória e Informação. É líder do grupo de pesquisa Conservação Preventiva de Edifícios e Sítios Históricos (CNPQ FCRB) e coordena a linha de pesquisa Estratégias de Conservação Preventiva para Edifícios Históricos que abrigam Coleções. Docente da disciplina de Conservação Preventiva do curso de Especialização em Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências da Saúde (FIOCRUZ), tem ministrado oficinas e cursos de curta duração e proferindo palestras sobre temas relacionados à preservação do patrimônio cultural, preservação da arquitetura moderna, conservação preventiva e adequação ambiental . É membro associado do ICOMOS-BRASIL.CLIQUE AQUI para acesso ao currículo Lattes.

Plano de Conservação Preventiva do Patrimônio Edificado

Guilherme Lassance   

Possui graduação em Arquitetura (Architecte Dplg) - Ecole Nationale Supérieure dArchitecture de Toulouse (1992), mestrado em Ambiances Architecturales et Urbaines (DEA) - Ecole dArchitecture de Nantes (1994) e doutorado em Sciences Option Architecture - Université de Nantes (1998). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor associado visitante na Graduate School of Architecture, Planning and Preservation da Universidade de Columbia em Nova York. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, tendo coordenado diversos projetos do Atelier Arquilab, com ênfase em projeto arquitetônico e urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de concepção, arquitetura e urbanismo contemporâneos, ensino do projeto e teoria da arquitetura. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq. 


Gustavo Rocha Peixoto

Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura (PROARQ). Professor Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro; graduado em Arquitetura e Urbanismo (UFRJ 1980); especialista em filosofia (UFRJ 1985); mestre em Arquitetura (UFRJ 1995); doutor em História Social (UFRJ 2004); pós-doutoramento (University of Pennsylvania - 2014). Tem experiência profissional na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo, e Preservação e pesquisa do Patrimônio Cultural. Atua principalmente nos temas: pensamento, história e crítica da arquitetura e da cidade, arquitetura e urbanismo no rio de janeiro, patrimônio cultural, restauração arquitetônica. Entre 2006 e abril de 2010 foi o Diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ e entre 2010-2012 foi Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (ANPARQ). Entre 2013 e 2014 atuou como Visiting scholar (professor visitante) na Universidade da Pensilvânia - EUA. Pesquisador subsidiado pela Fundação CAPES, Ministério da Educação, Brasil. CLIQUE AQUI para acesso ao currículo Lattes.

Historiografia da arquitetura e do patrimônio arquitetônico


Jorge Alfonso Astorga Garro

Atua no Curso de Mestrado Profissional em Projeto e Patrimônio do PROARQ. Arquiteto e Urbanista graduado pela Universidade Federal Fluminense (1995), possui mestrado em Urbanismo pelo Programa de Pós-graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PROURB (2011). Atualmente é professor na especialização e na graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estácio de Sá, professor do curso de Pós-Graduação em Restauro de Arquitetura no Centro Técnico Templo das Artes - SP e professor visitante no Mestrado Profissional em Projeto e Patrimônio do Programa de Pós-graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PROARQ. Atua na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase no Patrimônio Arquitetônico, é sócio-proprietário do Escritório Astorga Projetos e Consultoria e técnico da Technische Projetos. É membro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios - ICOMOS Brasil e fundador do Centro Internacional para a Conservação do Patrimônio Brasileiro - CICOP Brasil. É membro do grupo de pesquisa Conservação Preventiva de Sítios e Edifícios Históricos da FCRB certificado pelo CNPQ. CLIQUE AQUI para acesso ao currículo Lattes.

Técnicas de modelagem digital aplicadas ao Patrimônio Arquitetônico

Marcos Martinez Silvoso   

Vice-Coordenador do Doutorado Interinstitucional do PROARQ com a UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul. Chefe do Departamento de Tecnologia da Construção da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (1997) e mestrado e doutorado pelo Programa de Engenharia Civil da COPPE/UFRJ (2003). Atualmente é Professor Adjunto, Chefe do Departamento de Tecnologia da Construção da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (DTC-FAU/UFRJ) e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da UFRJ. É coordenador do Laboratório de Ensaios em Materiais de Construção e Solos da FAU/UFRJ onde realiza atividades de ensino e desenvolve projetos de pesquisa e extensão. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais de Construção e Estruturas de Concreto, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas construtivos, materiais de construção, concreto, modelagem numérica, barragens, concreto jovem e otimização. CLIQUE AQUI para acesso ao currículo Lattes.

Parâmetros de Avaliação de Desempenho de Edifícios Habitacionais: Conforto Ambiental, Vida Útil e Sustentabilidade
Técnicas de Diagnóstico e Materiais de Construção para a Conservação e Restauração do Patrimônio Arquitetônico


Virginia M. N. de Vasconcellos  

Professor Adjunto da EBA UFRJ. Docente do Corpo Permanente do Curso de Graduação em Composição Paisagística, da Escola de Belas Artes- UFRJ (desde nov de 1984). Doutora em Arquitetura, pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura - PROARQ-FAU-UFRJ (2006); Mestre em Educação pela Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994); Especialista em Urbanismo (FAU-UFRJ, (1983), Especialista em Planejamento Urbano e Regional (CEPUERJ, 1982), Graduada em Arquitetura pela Universidade Santa Úrsula (1978). Atua na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Urbanismo, Paisagismo e Conforto térmico de espaços livres urbanos, principalmente, em análise e projeto de espaços livres urbanos de uso público e em análise e projeto voltados ao conforto ambiental de ambientes externos. Atualmente, coordena as pesquisas A vegetação no conforto ambiental e Projeto e sustentabilidade. CLIQUE AQUI para acesso ao currículo Lattes.

A vegetação no conforto ambiental
Projeto e sustentabilidade