Programa de Pós Graduação em Arquitetura da UFRJ

Professores Colaboradores

PROFESSORES COLABORADORES DO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO

Aline Pires Veról
Cláudia Nóbrega
Sylvia Meimaridou Rola

PROFESSORES COLABORADORES DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL

Claudia Sueli Carvalho
Gustavo Rocha Peixoto
Jorge Astorga
Marcos Martinez Silvoso

MINI-CURRÍCULO E PESQUISAS DOS PROFESSORES COLABORADORES

Aline Pires Veról   

Professora Adjunta da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, desde 2014. Doutora em Engenharia Civil pela COPPE/UFRJ, tendo participado, no âmbito de seu Doutorado, de intercâmbio científico em atividades de pesquisa na Universidad Politécnica de Madri (Espanha) e no Centro Italiano de Riqualificazione Fluviale/CIRF (Itália). Sua Tese foi agraciada com o IV Prêmio Oscar Niemeyer 2014, promovido pelo CREA-RJ. Mestre em Engenharia Civil, área de Recursos Hídricos e Saneamento, pela COPPE/UFRJ (2010). Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Recebeu a Dignidade Acadêmica Cum Laude pela UFRJ em 2007. Também atua junto ao Programa de Engenharia Urbana (PEU), da Escola Politécnica/UFRJ desde 2012. Atualmente vem participando de um importante projeto de pesquisa MCT/MCidades/FINEP, na área de saneamento, sobre o manejo sustentável de águas urbanas. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Recursos Hídricos e Saneamento, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Saneamento Ambiental, Drenagem Urbana Sustentável e Sistemas Prediais Hidráulicos e Sanitários. CLIQUE AQUI para acesso ao currículo Lattes.

Manejo de Águas Urbanas para Cidades mais Resilientes


 

Claudia Nóbrega   

Vice-coordenadora do Mestrado Profissional em Projeto e Patrimônio do PROARQ FAU UFRJ (desde abril 2014). Arquiteta pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ (1986), Mestre em História e Crítica da Arte pela Escola de Belas Artes da UFRJ (1996), Doutora em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ-2003). Professora da FAU/UFRJ, (Departamento de História e Teoria) e do PROARQ (Área de História e Preservação do Patrimônio Cultural). Membro do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (CMPC) da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, de 2006 a 2014, foi Diretora Adjunta de Graduação da FAU/UFRJ, de 2007 a 2010, e Diretora da Divisão de Patrimônio de Imóveis Tombados da UFRJ, Escritório Técnico da Universidade (DIPRIT/ETU/UFRJ), no período de 2004 a 2007. Trabalhou no Núcleo de Estudos de Arquitetura Colonial (NEAC/FAU/UFRJ), durante cerca de dez anos, como pesquisadora na área de História da Arquitetura Colonial Brasileira, com a professora Sandra P. de Faria Alvim. Coordena um projeto de extensão de Inventário de Vitrais Cariocas - PRO_EXT Edital 2015. Trabalha com inventários de bens imóveis e sítios urbanos históricos, entre outros, participou do Inventário de Bens Imóveis em Sítios Urbanos (INBI-SU), empreendido pelo Instituto de Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN). Publicou diversos artigos, dentre eles "O Solar do Colégio: um exemplo da arquitetura jesuíta", A forma e a imagem - arte e arquitetura jesuítica no Rio de Janeiro Colonial; e participou da obra CZAJKOWSKI, Jorge (Org.). Guia da arquitetura colonial, neoclássica e romântica no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Casa da Palavra: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, 2000. Desenvolve projetos de pesquisa na área de história da arquitetura no Brasil e na área de preservação do patrimônio cultural edificado nas Linhas de Pesquisa: Teoria, História e Crítica e Gestão e Preservação do Patrimônio no PROARQ/FAU/UFRJ. CLIQUE AQUI para acesso ao currículo Lattes.

Documentação, inventários e sistemas de informação para preservação do patrimônio construído no Brasil
Os bens integrados no patrimônio arquitetônico cultural no Município do Rio de Janeiro


Claudia Sueli Rodrigues de Carvalho

Atua no Curso de Mestrado Profissional em Projeto e Patrimônio do PROARQ. Arquiteta (1985) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, mestre (1997) pelo PROARQ-FAU/UFRJ, na área de concentração Conforto Ambiental. Doutora (2006) pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto. Realizou cursos de especialização em preservação da arquitetura moderna no ICCROM International Centre for Study of Preservation and Restoration of Cultural Property (1999) e conservação preventiva no Centre for Sustainable Heritage University College London (2003). É tecnologista sênior da Fundação Casa de Rui Barbosa e atualmente coordena as ações para preservação arquitetônica do Museu Casa de Rui Barbosa, no Centro de Memória e Informação. É líder do grupo de pesquisa Conservação Preventiva de Edifícios e Sítios Históricos (CNPQ FCRB) e coordena a linha de pesquisa Estratégias de Conservação Preventiva para Edifícios Históricos que abrigam Coleções. Docente da disciplina de Conservação Preventiva do curso de Especialização em Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências da Saúde (FIOCRUZ), tem ministrado oficinas e cursos de curta duração e proferindo palestras sobre temas relacionados à preservação do patrimônio cultural, preservação da arquitetura moderna, conservação preventiva e adequação ambiental . É membro associado do ICOMOS-BRASIL.CLIQUE AQUI para acesso ao currículo Lattes.

Plano de Conservação Preventiva do Patrimônio Edificado

Gustavo Rocha Peixoto

Professor Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro; graduado em Arquitetura e Urbanismo (UFRJ 1980); especialista em filosofia (UFRJ 1985); mestre em Arquitetura (UFRJ 1995); doutor em História Social (UFRJ 2004); pós-doutoramento (University of Pennsylvania - 2014). Tem experiência profissional na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo, e Preservação e pesquisa do Patrimônio Cultural. Atua principalmente nos temas: pensamento, história e crítica da arquitetura e da cidade, arquitetura e urbanismo no rio de janeiro, patrimônio cultural, restauração arquitetônica. Entre 2006 e abril de 2010 foi o Diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ e entre 2010-2012 foi Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (ANPARQ). Entre 2013 e 2014 atuou como Visiting scholar (professor visitante) na Universidade da Pensilvânia - EUA. Pesquisador subsidiado pela Fundação CAPES, Ministério da Educação, Brasil. CLIQUE AQUI para acesso ao currículo Lattes.

Historiografia da arquitetura e do patrimônio arquitetônico


Marcos Martinez Silvoso

Vice-Coordenador do Doutorado Interinstitucional do PROARQ com a UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul. Chefe do Departamento de Tecnologia da Construção da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (1997) e mestrado e doutorado pelo Programa de Engenharia Civil da COPPE/UFRJ (2003). Atualmente é Professor Adjunto, Chefe do Departamento de Tecnologia da Construção da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (DTC-FAU/UFRJ) e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da UFRJ. É coordenador do Laboratório de Ensaios em Materiais de Construção e Solos da FAU/UFRJ onde realiza atividades de ensino e desenvolve projetos de pesquisa e extensão. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais de Construção e Estruturas de Concreto, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas construtivos, materiais de construção, concreto, modelagem numérica, barragens, concreto jovem e otimização. CLIQUE AQUI para acesso ao currículo Lattes.

Parâmetros de Avaliação de Desempenho de Edifícios Habitacionais: Conforto Ambiental, Vida Útil e Sustentabilidade
Sustentabilidade e Inovação em Materiais e Sistemas Construtivos para o Projeto de Edificações



Jorge Alfonso Astorga Garro

Atua no Curso de Mestrado Profissional em Projeto e Patrimônio do PROARQ. Arquiteto e Urbanista graduado pela Universidade Federal Fluminense (1995), possui mestrado em Urbanismo pelo Programa de Pós-graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PROURB (2011). Atualmente é professor na especialização e na graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estácio de Sá, professor do curso de Pós-Graduação em Restauro de Arquitetura no Centro Técnico Templo das Artes - SP e professor visitante no Mestrado Profissional em Projeto e Patrimônio do Programa de Pós-graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PROARQ. Atua na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase no Patrimônio Arquitetônico, é sócio-proprietário do Escritório Astorga Projetos e Consultoria e técnico da Technische Projetos. É membro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios - ICOMOS Brasil e fundador do Centro Internacional para a Conservação do Patrimônio Brasileiro - CICOP Brasil. É membro do grupo de pesquisa Conservação Preventiva de Sítios e Edifícios Históricos da FCRB certificado pelo CNPQ. CLIQUE AQUI para acesso ao currículo Lattes.

Técnicas de modelagem digital aplicadas ao Patrimônio Arquitetônico


Sylvia Meimaridou Rola

 Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (1994). Especialista em Design de Estruturas pela Universidade Pontifícia Católica do Rio de Janeiro (PUC, 1997). Mestre em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), com ênfase em Racionalização da Construção. Especialista e em Sustentabilidade das Cidades pela Universidad Atónoma Chapingo, no México (2001). Doutora em Planejamento Energético pelo PPE/COPPE/UFRJ (2008). Pesquisadora do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais -IVIG/COPPE/UFRJ - desde 2001. Professora Adjunto do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, de 2009 até 02/2012. Professora Adjunto, desde 02/2012 e Diretora Adjunto de Extensão desde 2014/01 da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua principalmente nos seguintes temas: tecnologia, eco-construções, materiais não energo-intensivos, naturação (telhados verdes), meio ambiente, eficiência energética, sustentabilidade das cidades e das construções, avaliação de estádios de futebol, emissões de gases de efeito estufa (GEE) e mudanças climáticas. CLIQUE AQUI para acesso ao currículo Lattes.

Projeto MHIS Melhorias habitacionais de Interesse Social: por uma sustentabilidade das construções