Programa de Pós Graduação em Arquitetura da UFRJ

Pesquisadores

PESQUISADORES DO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO

Aline Pires Veról
Beatriz Santos Oliveira
Claudia Sueli Rodrigues de Carvalho
Danusa Ghani
Elizabeth Rodrigues Martins

Guilherme Bueno

Ivani Burstyn
Maria Júlia de Oliveira Santos
Rogério Goldfeld Cardeman 
Sylvia Meimaridou Rola
Walmor José Prudêncio

PESQUISADORES DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL

Jackeline de Macedo
Juliana Silva Pavan
Maria Julia de Oliveira Santos 
Regina Cohen
Rogério Goldfeld Cardeman 

 

MINI-CURRÍCULO E PROJETOS DOS PESQUISADORES

Aline Pires Veról   

Professora Adjunta da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, desde 2014. Doutora em Engenharia Civil pela COPPE/UFRJ, tendo participado, no âmbito de seu Doutorado, de intercâmbio científico em atividades de pesquisa na Universidad Politécnica de Madri (Espanha) e no Centro Italiano de Riqualificazione Fluviale/CIRF (Itália). Sua Tese foi agraciada com o IV Prêmio Oscar Niemeyer 2014, promovido pelo CREA-RJ. Mestre em Engenharia Civil, área de Recursos Hídricos e Saneamento, pela COPPE/UFRJ (2010). Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Recebeu a Dignidade Acadêmica Cum Laude pela UFRJ em 2007. Também atua junto ao Programa de Engenharia Urbana (PEU), da Escola Politécnica/UFRJ desde 2012. Atualmente vem participando de um importante projeto de pesquisa MCT/MCidades/FINEP, na área de saneamento, sobre o manejo sustentável de águas urbanas. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Recursos Hídricos e Saneamento, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Saneamento Ambiental, Drenagem Urbana Sustentável e Sistemas Prediais Hidráulicos e Sanitários. CLIQUE AQUI para acesso ao currículo Lattes.

Requalificação Fluvial Integrada ao Manejo de Águas Urbanas para Cidades mais Resilientes



Beatriz Santos de Oliveira  

Arquiteta e Urbanista pelo Instituto Metodista Bennett (1978), com mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2000). Professora Aposentada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ. Foi coordenadora das disciplinas Concepção da Forma Arquitetônica II, Cerâmica aplicada à Arquitetura e Maquete, todas do Departamento de Análise e Representação da Forma da FAU-UFRJ. Suas áreas de atuação acadêmica incluem Teoria, História e Crítica da Arquitetura, Análise e Representação e Ensino de Arquitetura. Participa do projeto de pesquisa Arquitetura e Arquitetos brasileiros, séculos XIX e XX e coordena a pesquisa Casas Brasileiras do Século XX. Autora de vários livros, foi uma das organizadoras da série "Leituras em Teoria da Arquitetura". Foi editora do periódico acadêmico "Cadernos Proarq". Recebeu em Premiações anuais do IAB-RJ a Menção Honrosa pelo trabalho Arkhé: uma abordagem fenomenológica da Arquitetura (2000); a Menção honrosa na categoria Trabalhos Teóricos pela pesquisa Casas Brasileiras séc. XX (2008) e Menção honrosa na categoria Trabalhos Teóricos pelo livro "Leituras em Teoria da Arquitetura" (2009). Em 2010 o livro "Leituras em Teoria da Arquitetura 1. Conceitos"; foi agraciado com o prêmio ANPARQ Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, categoria coletânea. Em 2012 recebeu o Prêmio Docomomo-Rio por pesquisa realizada. CLIQUE AQUI para acesso ao currículo Lattes.

Arquitetura e arquitetos brasileiros - séculos XIX e XX


Claudia Sueli Rodrigues de Carvalho

Atua no Curso de Mestrado Profissional em Projeto e Patrimônio do PROARQ. Arquiteta (1985) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, mestre (1997) pelo PROARQ-FAU/UFRJ, na área de concentração Conforto Ambiental. Doutora (2006) pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto. Realizou cursos de especialização em preservação da arquitetura moderna no ICCROM International Centre for Study of Preservation and Restoration of Cultural Property (1999) e conservação preventiva no Centre for Sustainable Heritage University College London (2003). É tecnologista sênior da Fundação Casa de Rui Barbosa e atualmente coordena as ações para preservação arquitetônica do Museu Casa de Rui Barbosa, no Centro de Memória e Informação. É líder do grupo de pesquisa Conservação Preventiva de Edifícios e Sítios Históricos (CNPQ FCRB) e coordena a linha de pesquisa Estratégias de Conservação Preventiva para Edifícios Históricos que abrigam Coleções. Docente da disciplina de Conservação Preventiva do curso de Especialização em Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências da Saúde (FIOCRUZ), tem ministrado oficinas e cursos de curta duração e proferindo palestras sobre temas relacionados à preservação do patrimônio cultural, preservação da arquitetura moderna, conservação preventiva e adequação ambiental . É membro associado do ICOMOS-BRASIL. CLIQUE AQUI para acesso ao currículo Lattes.

Plano de Conservação Preventiva do Patrimônio Edificado


Danusa Chini Gani

Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), especialização em Técnicas de Representação Gráfica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - PROARQ/UFRJ (2016). Atualmente é professor Adjunto do Departamento de Técnicas de Representação da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria, atuando principalmente nos seguintes temas: geometria descritiva, geometria projetiva, geometria dinâmica.. CLIQUE AQUI para acesso ao currículo Lattes.


Elizabeth Rodrigues Martins

Professor Associado UFRJ. Doutorado em Géographie Sociale Et  D'Étude Urbaines.Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS, França. (2002), Especialização em Dea Études Urbains. Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS, França. (1993). Mestrado em Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Viçosa, UFV, (1986). Arquiteta pela Universidade Santa Úrsula (1978). Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Documentação da FAU/UFRJ. CLIQUE AQUI para acesso ao currículo Lattes.


Guilherme Bueno

Possui graduação em Pintura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte contemporânea - Brasil, história da arte, arte contemporânea; arte moderna - historiografia; arte moderna - teorias, formalismo; arquitetura moderna - historiografia. CLIQUE AQUI para acesso ao currículo Lattes.


Ivani Bursztyn

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), mestrado em Msc Gestão Em Saúde pela Universidade de Heidelberg (1991), doutorado em Medicina pela Universidade de Heidelberg (1997) e doutorado em Saúde Coletiva pela Fundação Oswaldo Cruz (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e preside a Rede de Investigação em Sistemas e Serviços de Saúde no Cone Sul e pesquisa da Organização Panamericana de Saúde. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: inveswtigação em Sistemas e Serviços de Saúde, humanização do cuidado, saúde do adolescente, representações sociais

Avaliação de espaços de saúde


Jackeline de Macedo

Atua no Curso de Mestrado Profissional em Projeto e Patrimônio do PROARQ. Graduada em Arqueologia pela Universidade Estácio de Sá em 1998, Mestrado em Arquitetura na área de Preservação do Patrimônio pelo PROARQ/FAU/UFRJ em 2003. Doutora em Arqueologia pelo MAE/USP (2011). Prestou serviços ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPHAN-RJ como arqueóloga em projetos de pesquisas de Arqueologia Histórica (2003-2006) e como Consultora em Arqueologia para a UNESCO nos anos de 2007 a 2009 no Projeto de Arqueologia do Pelourinho, Salvador/BA. Ligada ao Grupo de Restauro do PROARQ-UFRJ como arqueóloga pesquisadora entre 2002-2003; ligada ao Grupo de Pesquisa de História do Paisagismo da EBA/UFRJ (2010-2014) e é membro da plataforma de pesquisa Paisagens Híbridas da EBA/UFRJ. Atuou como instrutora na área de patrimônio arqueológico, histórico e cultura no curso de formação de Guardas Parque do Instituto Estadual do Ambiente - INEA em 2013. Com experiência na área de Arqueologia Histórica desenvolvendo pesquisas nos seguintes temas: arqueologia de restauro, patrimônio cultural. CLIQUE AQUI para acesso ao currículo Lattes.

Arqueologia aplicada em Projetos de Restauração

Maria Júlia de Oliveira Santos   

Vice-Diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, nos períodos 2010 - 2014 e 2014 - 2018. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Gama Filho (1977) e mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Em 2009 conclui o Doutorado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolve pesquisas na área de acústica arquitetônica e tem experiência na área de Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Conforto Ambiental. CLIQUE AQUI para acesso ao currículo Lattes.

A integração da disciplina acústica aos projetos de arquitetura: o ensino e a prática profissional


Regina Cohen 

Bolsista CNPq DTI A no Projeto de Tecnologias Assistivas desenvolvido pelo Núcleo Pró-acesso da UFRJ. Visiting Assistant Professor (FULBRIGHT/CAPES) at Syracuse University, United States (set.-dez. 2014) Pós-doutora em Arquitetura (bolsista FAPERJ  PROARQ/FAU/UFRJ) com o tema de "Acessibilidade de Pessoas com Deficiência aos Museus" (2008-2013). Coordenadora do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Projeto sobre Acessibilidade e Desenho Universal (Núcleo Pró-Acesso da UFRJ). Conselheira do COMDEF Rio; integrante do Fórum Permanente UFRJ Acessível e Inclusiva. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e é especialista em História da Arte e Arquitetura no Brasil pela PUC RJ (1992). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: acessibilidade e inclusão no ensino superior, acessibilidade e etnografia da cidade, acessibilidade e inclusão de Pessoas com Deficiência; aspectos culturais da construção do espaço. CLIQUE AQUI para acesso ao currículo Lattes,

A integração da disciplina acústica aos projetos de arquitetura: o ensino e a prática profissional


Rogerio Goldfeld Cardeman 

Possui graduação em pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) é Mestre em Arquitetura (2010) e Doutor em Arquitetura (2014) pelo PROARQ da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro onde também lecionou nas cadeiras de Projeto 2, 4 e Interiores nos anos de 2005, 2006, 2009, 2013 e 2014. Atualmente realiza seu pós-doutoramento no PROARQ/FAU/UFRJ. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de arquitetura, sistema de espaços livres, aspectos morfológicos e desenho da paisagem. Em 2012 lecionou na Universidade Estácio de Sá na cadeira de Atelier de Projeto 1. Autor de dois livros, O Rio de Janeiro nas Alturas (2004) e Por dentro de Copacabana: descobrindo os espaços livres do bairro (2012). CLIQUE AQUI para acesso ao currículo Lattes.

Impactos da legislação urbanística na paisagem e ambientes construídos na cidad edo Rio de Janeiro



 

Sylvia Meimaridou Rola   

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (1994). Especialista em Design de Estruturas pela Universidade Pontifícia Católica do Rio de Janeiro (PUC, 1997). Mestre em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), com ênfase em Racionalização da Construção. Especialista e em Sustentabilidade das Cidades pela Universidad Atónoma Chapingo, no México (2001). Doutora em Planejamento Energético pelo PPE/COPPE/UFRJ (2008). Pesquisadora do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais -IVIG/COPPE/UFRJ - desde 2001. Professora Adjunto do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, de 2009 até 02/2012. Professora Adjunto, desde 02/2012 e Diretora Adjunto de Extensão desde 2014/01 da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua principalmente nos seguintes temas: tecnologia, eco-construções, materiais não energo-intensivos, naturação (telhados verdes), meio ambiente, eficiência energética, sustentabilidade das cidades e das construções, avaliação de estádios de futebol, emissões de gases de efeito estufa (GEE) e mudanças climáticas. CLIQUE AQUI para acesso ao currículo Lattes.

Projeto MIS Melhorias habitacionais de Interesse Social: por uma sustentabilidade das construções


Walmor José Prudêncio

Professor Emérito e Livre Docente  da Universidade Federal do Rio de Janeiro com mais de 50 anos de experiência em ensino e pesquisa de graduação e pós-graduação em arquitetura, com ênfase na área de patologia das construções em concreto, aço e madeira. Atua profissionalmente também na área de restauração e preservação do patrimônio, com inúmeros trabalhos publicados sobre o tema.