Ciclo de Palestras - PROARQ - 29/03/2019

29-03-2019

FENOMENOLOGIA DO LUGAR HABITADO

(novos) pensamentos acerca do projeto e da pesquisa em arquitetura e urbanismo

Rodrigo Gonçalves é arquiteto e urbanista, doutor em Educação e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Cursou Artes Cênicas na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PósARQ) da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordena o Grupo Quiasma: Estudos e pesquisas interdisciplinares em arquitetura, corpo e cidade (ARQ/UFSC). Desenvolve estudos e pesquisas sobre experiências estéticas e perceptivas e suas articulações entre a apreensão da arquitetura e da cidade contemporânea com o campo sensível e a poética do espaço. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto de Arquitetura e Urbanismo, Artes e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, corpo e cidade; fenomenologia do espaço habitado; dimensão artística e cultural da arquitetura e da cidade; experiências de apreensão da arquitetura e da cidade contemporânea; processos urbanos contemporâneos; processos artísticos contemporâneos; ensino de projeto de arquitetura e urbanismo.