Notícias

PROCESSO SELETIVO - EDITAL 2021 MESTRADO ACADÊMICO [EDITAL NO AR!]

02-10-2020

EDITAL 2021 para seleção ao Mestrado - PROARQ 

A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professora Ethel Pinheiro Santana, de acordo com o Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura–PROARQ, torna pública a abertura das inscrições para o processo seletivo dos(as) candidatos(as) às vagas do Curso de Mestrado Acadêmico em Arquitetura/2021, nas linhas de pesquisa “Arquitetura, Projeto e Sustentabilidade”, “Cultura, Paisagem e Ambiente Construído”, “Restauração e Gestão do Patrimônio” e “Teoria e Ensino da Arquitetura”. 

 -----------------------------------

RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO 2021 // EM 16/12/2020

Após o Período de Recursos (que findou às 14h de 15/12/2020), a Comissão de Seleção do Processo Seletivo 2021 tem a honra de TORNAR PÚBLICO O RESULTADO FINAL DA SELEÇÃO AO MESTRADO 2021 DO PROARQ. O Processo Seletivo 2021 ao MESTRADO está oficialmente encerrado.

Para acessar a planilha com a classificação e as notas CLIQUE AQUI

***

REFORÇAMOS  que todos(as) os(as) candidatos(as) aprovados(as) e classificados(as) devem entregar os documentos OBRIGATÓRIOS solicitados no Edital 2021 que encontram-se em pendência, a saber: diploma ou certificado de expedição do diploma de graduação até a data da matrícula e 1 língua estrangeira comprovada em nível intermediário até a data de matrícula (PROVAVELMENTE NO FINAL DE ABRIL/2021). A não apresentação dos documentos NECESSÁRIOS À MATRÍCULA (diploma de graduação ou certificado de expedição e certificado de 1 língua estrangeira) implicará a desclassificação do(a) candidato(a), conforme explicita o Edital 2021.

A Comissão de Seleção PARABENIZA NOVAMENTE todos(as) os(as) candidatos pelo excelente resultado e informa que os(as) APROVADOS(AS) E CLASSIFICADOS(AS) serão contactados por e-mail, EM JANEIRO, com informações sobre os procedimentos para a matrícula. Àqueles(as) que não lograram êxito neste momento, desejamos que ano que vem participem do processo seletivo para 2022. Serão muito bem-vindos(as)!

------------------------------------

RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO 2021 // EM 10/12/2020

A Comissão de Seleção do processo seletivo 2021 TORNA PÚBLICO O RESULTADO DA SELEÇÃO AO MESTRADO 2021 DO PROARQ.

Para acessar a planilha com a classificação e as notas CLIQUE AQUI

Nota 1: todos(as) os(as) candidatos(as) aprovados(as) e não classificados(as) tiveram nota para aprovação (acima de 7,0) mas não conseguiram vaga disponibilizada pelos docentes em seus projetos de pesquisa ou outra vaga na mesma linha, conforme explicita o Anexo I do Edital 2021. Tais candidatos poderão ser convocados após o início do ano letivo da pós-graduação (maio/2021), caso algum(a) candidato(a) aprovado(a) não se matricule;

Nota 2: o critério de alocação de vagas seguiu o disposto no item IV do Edital 2021, resguardando-se 20% do total de vagas para candidatos autodeclaradas/os negras/os, pardos, indígenas ou quilombolas, e para portadores de deficiência, respeitadas as notas e média mínimas (acima de 7,0). Todos(as) os(as) candidatos(as) foram alocados dentre as vagas disponíveis nos projetos de pesquisa indicados e consoante ao total de vagas nas linhas de pesquisa, por isso alguns(mas) candidatos(as) com média superior a 7,0 não puderam ser classificados(as);

Nota 3:  todos(as) os(as) candidatos(as) aprovados(as) e classificados(as) devem entregar os documentos OBRIGATÓRIOS solicitados no Edital 2021 que encontram-se em pendência, a saber: diploma ou certificado de expedição do diploma de graduação até a data da matrícula e 1 língua estrangeira comprovada em nível intermediário até a data de matrícula. A não apresentação dos documentos NECESSÁRIOS À MATRÍCULA (diploma de graduação ou certificado de expedição do diploma E certificado de 1 língua estrangeira) implicará a desclassificação do(a) candidato(a);

Nota 4: para o desempate das médias finais, utilizou-se como primeiro critério a nota de avaliação da Prova Discursiva; o segundo critério utilizado foi a nota da avaliação do Anteprojeto.

O PERÍODO DE RECURSOS SE INICIA ÀS 14H DE 11/12/2020 E VAI ATÉ AS 14H DE 15/12/2020. Todo recurso deve ser feito em documento assinado e digitalizado pelo(a) candidato(a), e enviado para selecao.proarq@fau.ufrj.br

A Comissão de Seleção PARABENIZA todos(as) os(as) candidatos pela dedicação e o excelente resultado, e informa que todos(as) os(as) APROVADOS(AS) E CLASSIFICADOS(AS) serão contactados por e-mail, A PARTIR DE JANEIRO, com informações sobre os procedimentos para a matrícula. Àqueles(as) que não lograram êxito neste momento, desejamos que ano que vem participem do processo seletivo para 2022. Serão muito bem-vindos(as)!

-------------------------------------

NOTAS DAS PROVAS DISCURSIVAS // EM 08/12/2020

A Comissão de Seleção 2021 torna públicas as notas da PROVA DISCURSIVA ONLINE, aplicada em 27/11/2020 de 9h às 15h.

Para verificar a listagem dos codinomes e as notas CLIQUE AQUI

SOLICITAMOS QUE TODOS(AS) OS CANDIDATOS(AS) INFORMEM SEU NOME VERDADEIRO, ATÉ AS 18H DE 09/12/2020, PREENCHENDO O FORMULÁRIO AQUI

------------------------------------

AVALIAÇÃO dos RECURSOS / RELAÇÃO FINAL DE INSCRITOS // EM 19/11/2020

A Comissão de Seleção 2021, avaliadora do Processo seletivo ao Curso de Mestrado em Arquitetura/2021, INFORMA QUE, APÓS O PERÍODO DE RECURSOS, O QUADRO DE CANDIDATOS(AS) DEFERIDOS(AS) (42)  e INDEFERIDO(A) (1) MANTÉM-SE IGUAL AO DIVULGADO EM 16/11/2020.

No dia 27/11/2020 ocorrerá a Prova Discursiva Online. OS(AS) CANDIDATOS(AS) Que AINDA NÃO CRIARAM SEU CODINOME ESTÃO CONVOCADOS(AS) A FAZER O ENVIO DE SEU E-MAIL=CODINOME ATÉ 24/11/2020, de modo que recebam a convocatória por este email para a reunião virtual às 8h, antes da prova online. Utilizem o link para o formulário inserido abaixo em iATENÇÃO!

Em 11/12/2020 o resultado final com todo(as) os(as) candidatos(as) aprovados(as) e classificados(as), apenas aprovados(as) - SEM CLASSIFICAÇÃO, OU SEJA, COM NOTA ACIMA DE 7,0 MAS SEM VAGA - assim como não aprovados(as), será divulgado.

----------------------------------

INFORME DA COMISSÃO DE SELEÇÃO – INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS NO PROCESSO SELETIVO 2021 // EM 16/11/2020

A Comissão de Seleção 2021, avaliadora do Processo seletivo dos(as) candidatos(as) às vagas do Curso de Mestrado em Arquitetura/2021 nas linhas de pesquisa “Arquitetura, Projeto e Sustentabilidade”, “Cultura, Paisagem e Ambiente Construído”, “Restauração e Gestão do Patrimônio” e “Teoria e Ensino da Arquitetura” do Programa de Pós-graduação em Arquitetura - PROARQ, INFORMA OS(AS) CANDIDATOS(AS) DEFERIDOS(AS) (42)  e INDEFERIDO(A) (1):

VISUALIZAR PELA TELA DO NOTEBOOK OU DESKTOP para evitar 'recorte' dos nomes no smartphone

i ATENÇÃO !

Visando prover a idoneidade e o sigilo do processo de avaliação da Prova Discursiva online,  pedimos que informem no Google Forms a seguir um E-MAIL (gmail) CRIADO ESPECIFICAMENTE PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA ONLINE no dia 27/11/2020.  Este e-mail será também utilizado para informar o link da Reunião ANTES DA PROVA DISCURSIVA. A reunião será no dia 27/11/2020 às 8h, em SALA VIRTUAL e todos os detalhes procedimentais sobre a prova serão repassados nesta data.  O FORMULÁRIO NÃO COLETA E-MAILS, portanto, manterá o sigilo do e-mail criado.

FORMULÁRIO PARA O CODINOME: CLIQUE AQUI

1OKAdrielly Oliveira Carneiro (DEFERIDA)
2OKAline Ourique Toledo (DEFERIDA)
3OKAmanda de Oliveira Soriano (DEFERIDA)
4OKAmanda Ribeiro Carneiro (DEFERIDA)
5OKBárbara de Oliveira Sá Alcantara (DEFERIDA)
6OKBeatriz Cruz Amback (DEFERIDA)
7OKBianca Barboza Cardoso Mesquita Pimentel (DEFERIDA)
8OKCândida Zigoni de Oliveira Landeiro (DEFERIDA)
9OKCaroline  Rutigliane Sampaio (DEFERIDA)
10OKClarice Freitas Teófilo (DEFERIDA)
11OK  / falta comprovar Inglês MATRÍCULAClarice Futuro Mühlbauer (DEFERIDA)
12OK / Falta comprovar Língua MATRÍCULA e comprovar PORT (estrangeira)Cynthia Patricia Vanessa Colchado Espinoza (DEFERIDA)
13OK / Entregar declaração Língua MATRÍCULADaniel Nardelli Santos (DEFERIDO)
14OKDomitila Gomes Almenteiro (DEFERIDA)
15OKEsther Ribeiro Costa (DEFERIDA)
16OK  / falta comprovar Espanhol MATRÍCULAGleison José Mendes de Souza Junior (DEFERIDO)
17OKJulia Cavalcante de Andrade (DEFERIDA)
18OKJulia de Assunção Valente (DEFERIDA)
19OKJulia Ferrari Rodrigues dos Santos (DEFERIDA)
20OKJuliana Fernandes Vieira (DEFERIDA)
21OKLeticia Aguilera Larrosa da Rocha (DEFERIDA)
22OKLuana Carvalho Grzybowski (DEFERIDA)
23OKMaria Isabel Bueno da Costa (DEFERIDA)
24OK  / falta comprovar Língua MATRÍCULAMariana Frota Agum (DEFERIDA)
25OKMariana Gross (DEFERIDA)
26DECLARAÇÃO DE CONCLUSÃO NÃO ATENDE AO EDITALMariana Rocha Bello (INDEFERIDA)
27OKMarina Barcellos de Oliveira Calazães (DEFERIDA)
28OK  / falta comprovar Espanhol MATRÍCULAMayara Mendonça Cardoso (DEFERIDA)
29OKMylenna Linares Merlo (DEFERIDA)
30OK / Falta comprovar Língua MATRÍCULA e comprovar PORT (estrangeiro)Néstor Fabián García (DEFERIDO)
31OKPaulo Humberto Soares de Oliveira Junior (DEFERIDO)
32OKPedro Vítor Costa (DEFERIDO)
33OK  / falta comprovar Inglês MATRÍCULARafael Vidal Leite Ribeiro (DEFERIDO)
34OK  / falta comprovar Inglês MATRÍCULARafaela Fernandes Lima Wehrs (DEFERIDA)
35OK / Falta comprovar Inglês MATRÍCULARaíssa Bezerra de Almeida Cruz (DEFERIDA)
36OK / Falta comprovar Inglês MATRÍCULARichard Esteban Sánchez Vanegas (DEFERIDO)
37OK  / falta comprovar Inglês MATRÍCULARui Rosa Dias de Jesus (DEFERIDO)
38OKSandrielle do Carmo Reis (DEFERIDA)
39OKSusanna Carrozzo Cohim Moreira (DEFERIDA)
40OKTalita Simão Luiz Araujo (DEFERIDA)
41OKThamyres Lobato Reis (DEFERIDA)
42OKVanessa Sartori Rodi (DEFERIDA)
43OK Wagner Leonid Elescano Ladera (DEFERIDO)

---------------------------------------

O Edital foi oficalmente lançado no Boletim n. 39 da UFRJ de 24/09/2020, disponível entre as pags. 21-24 (n. 353) - http://siarq.ufrj.br/images/bufrj/2020/39-2020.pdf

Todas as informações podem ser obtidas nos links abaixo:

EDITAL 2021 para Seleção ao Curso de Mestrado: CLIQUE AQUI

Anexo I ao EDITAL 2021 para Seleção ao Curso de Mestrado [ERRATA em out/2020]: CLIQUE AQUI 

Anexo II ao EDITAL 2021 para Seleção ao Curso de Mestrado: CLIQUE AQUI

FICHA DE INSCRIÇÃO AO CURSO DE MESTRADO - Edital 2021: CLIQUE AQUI

INSTRUÇÕES PARA GERAR A GRU (pagamento EXCLUSIVAMENTE pelo Banco do Brasil): CLIQUE AQUI

Preenchimento de formulário com o COMPROVANTE DE PG (após efetivar pagamento):  CLIQUE AQUI

 * * * 

Bibliografia para prova de Conhecimento Específico // Seleção ao Mestrado Acadêmico Edital 2021

DEL RIO, V.; DUARTE, C.R.S.; RHEINGANTZ, P. Projeto do Lugar . colaboração entre a psicologia, arquitetura e urbanismo. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria / PROARQ-FAU-UFRJ, 2002. Disponível em <http://lasc.fau.ufrj.br/livros>  OU  <http://prolugar.fau.ufrj.br/projeto-do-lugar-colaboracao-entre-a-psicologia-arquitetura-e-urbanismo/> Acesso em 08/09/2020.

KUPPASWAMY IYENGER. Sustainable Architecture Design: An Overview. Ed.Routledge, 2015, pp. 1-20 (cap. 1); 21-82 (cap. 2); 83-112 (cap. 3). Disponível em <https://www.academia.edu/13486443/Sustainable_Architectural_Design?email_work_card=view-paper>. Acesso em 22/08/2020.

NESBITT, Kate. “INTRODUCTION”. In: NESBITT, Kate. Uma nova agenda para a arquitetura: antologia teórica (1965-1995). São Paulo: Editora Cosac Naify, 2006, pp.16-71. Disponível em: <http://www.spatialdesign.info/blog/wp-content/uploads/2007/12/Nesbitt_Theorizing-a-New-Agenda_title-contents-intro1.pdf> Acesso em 27/07/2020.

TOPALOV, C. Os saberes da cidade, tempos de crise. Revista Espaço e Debates no 34 NERU, São Paulo, 1991. Disponível em <https://www.notion.so/Edi-o-34-Os-saberes-sobrea-cidade-tempos-de-crise-b04efb9cef654f03a6d7c8e402c219b6>. Acesso em 08/09/2020.

TSCHUMI, B. Concepto, Contexto, Contenido. Barcelona: Arquine, Revista Internacional de Arquitectura y Disegno, vol. 34, 2005. Disponível em: <https://tecnne.com/biblioteca/bernard-tschumi-concepto-contexto-contenido/>. Acesso em 30/07/2020.

------------------------

PARA DAR APOIO À ESCOLHA DO GRUPO/PROJETO DE PESQUISA pertinente ao processo seletivo:

No Youtube do PROARQ encontram-se vídeos dos grupos de pesquisa, que versam sobre os trabalhos vigentes e suas especificidades, apresentados durante a fase JANELA.S do 11o. Colóquios de PESQUISA do PROARQ - Diálogos em Espaços Remotos:  CLIQUE AQUI

PARA DAR APOIO À PRODUÇÃO DO ANTEPROJETO DE PESQUISA:

Oficina para Elaboração de Projeto de Pesquisa a ser realizada pelo professor Dr. Luiz Augusto Maia Costa, docente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas.

Dias 13 e 14 de outubro às 18h (horário de Brasília)

Link youtube oficina dia 13: https://youtu.be/x74cr7MkSQk

Link YouTube oficina dia 14: https://youtu.be/xqX0jCOqvLk

------------------------------------------------------------------------

Nota 1: Não serão aceitos documentos enviados pelo correio tradicional. 

Nota 2: Caso o tamanho do arquivo digital com toda a documentação ultrapasse a capacidade do e-mail, sugere-se que os candidatos utilizem o site do wetransfer (http://www.wetransfer.com), gerando um 'link para download' que será enviado ao e-mail oficial de recepção da documentação, no corpo do texto - selecao.proarq@fau.ufrj.br

Nota 3: Para este processo, realizado de forma completamente remota, pedimos que a GRU seja gerada conforme instruções (boleto) e que o pagamento seja realizado de forma ONLINE (Internet Banking) a partir de uma conta BANCO DO BRASIL pessoal do candidato. Caso o candidato não possua conta no BANCO DO BRASIL, é permitido que outra pessoa realize o pagamento, contudo É NECESSÁRIO especificar o nome da pessoa pagante e o CPF (para localizarmos o pagamento), assim como o nome e CPF do(a) candidato(a) NO GOOGLE FORMS ACIMA, que é parte da ação do processo seletivo.

Em caso de dúvida ou necessidade de esclarecimentos, recomenda-se enviar e-mail para: selecao.proarq@fau.ufrj.br ou secretaria.proarq@fau.ufrj.br

----------------------------------------------------------------------------

COMISSÃO DE SELEÇÃO – Edital 2021 para Seleção ao Curso de Mestrado:

DECLARAÇÃO DE AUSÊNCIA DE IMPEDIMENTO PARA PARTICIPAR DA BANCA - CLIQUE AQUI 

Prof. Dra. Ethel Pinheiro Santana (presidente)

Prof. Dr. Marcos Silvoso

Profa. Dra. Maria Lygia Niemeyer

Profa. Dra. Aline Veról

Prof. Dr. Leopoldo Bastos